Quando o assunto é beleza, todo mundo concorda: para a maioria das pessoas, os cuidados com os pés não são prioridade. Muito exigidos na correria diária, é comum que não sejam hidratados regularmente e que, além de calosidades, existam regiões em que a pele acaba ficando mais áspera, sobretudo nos calcanhares, o que reforça o aspecto descuidado.
A solução mais comum e rápida para o problema, prática dos salões de beleza, é lixar os pés. Mas, em geral, a pele fica lisinha por alguns dias e depois começa a mudar de textura.
Em vez de lixar, esfoliar semanalmente e hidratar diariamente com cremes à base de manteiga de karité, glicerina e alfahidroxiácidos é o ideal.
Reunimos uma série de dicas importantes para ter a pele sempre nutrida e com aspecto saudável, o que também vai deixar o visual ainda mais bonito quando a opção for pelas sandálias.
Para começar, higiene é fundamental: Limpar bem os pés é a regra número um. As unhas devem estar sempre cortadas, de preferência no formato reto, e vale sempre observar o pé em busca de micoses e traumas.
Como recuperar pés muito secos?: Hidratantes e cremes à base de ureia, ácido lático e glicerina têm alto poder de hidratação e podem ser usados todos os dias. “Outra importante dica para deixá-los macios é evitar sapatos apertados, saltos muito altos e de bicos finos”, explica Renata Domingues.
Os terríveis calos têm solução?: Evite sapatos duros, hidrate as áreas e tente alternativas como protetores e palmilhas. Uma visita ao ortopedista pode ser necessária para ver se há desvios ou vícios.
Na hora de comprar sapatos, como evitar calos e rachaduras nos calcanhares?: Evite sapatos apertados e de bico fino ou utilize protetores de silicone nos locais em que o atrito é maior. Sapatos de couro e sem costura são mais macios.
Atenção às unhas!: Cortar as unhas redondas pode deixar pedaços que encravam. Prefira formas quadradas e evite deixá-las muito curtas ou compridas demais.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288