As micoses, calos e unhas encravadas podem ser evitados
No verão, muitas pessoas preferem usar sapatos abertos, como sandálias ou chinelos com o objetivo de diminuir a sensação de calor.
Mas, por causa desses calçados os pés ficam mais expostos, por isso é preciso tomar certos cuidados para evitar micoses, calos, unhas encravadas, fungos, ressecamento, descamação, bolhas e rachaduras.
Uma das formas de precaver essas doenças é reforçar a higiene pessoal.“O ideal é alternar diariamente o calçado, evitando assim a proliferação de microrganismos que agridem a pele. É importante também lavar bem os pés, principalmente, entre os dedos,e secá-los adequadamente”, orienta Josiane Guimarães, docente do curso Técnico em Podologia do Senac Marília.
A hidratação também ajuda a manter a pele dos pés mais macia e evita rachaduras.
As unhas também precisam de uma atenção especial. O tipo de corte deve ter formato quadrado para evitar encravamento. O ideal é que, pelo menos, uma vez por mês o trabalho seja feito por um podólogo.
Para os interessados em aprender mais sobre os cuidados com os pés, o Senac Marília está com inscrições abertas para o curso Técnico em Podologia.
A programação, com duração de 1.200 horas, habilita o aluno para identificar afecções e disfunções que acometem os pés, selecionar e executar procedimentos podológicos para diferentes patologias. As aulas começam em 13 de abril, das 19h10 às 22h40.
As inscrições podem ser feitas no Senac Marília ou pelo site www.sp.senac.br/marilia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3311-7700 e no endereço eletrônico marilia@sp.senac.br.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288