O prefeito Daniel Alonso programou para logo mais às 14h30, em seu Gabinete, uma entrevista coletiva para fazer um balanço dos primeiros 30 dias de sua administração. Em pauta, o principal assunto deverá ser as "heranças" do ex-prefeito Vinicius Camarinha, principalmente dívidas milionárias e também entraves políticos. Aliás, o balanço oficial já deverá ser apresentado aos vereadores durante audiência pública que o secretário da Fazenda, Levi Gomes, fará no próximo dia 22 de fevereiro.
Levi Gomes deve "abrir a caixa preta" das dívidas.
Mesmo antes da posse oficial, o novo prefeito de Marília já havia enfrentado muitos problemas. A "transição" entre as duas administrações praticamente ficou no papel e só andou depois de cobranças pela imprensa. Mas, a situação se agravou com projetos enviados no final do governo, como o que previa a implantação do plano de carreira para os servidores e a extinção dos cargos comissionadls (rejeitado pelo Legislativo). E mesmo assim Vinicius ainda decidiu acabar com esses cargos por decreto, revogado dias depois de Daniel assumir.
Na gestão pública, também vieram problemas graves como a coleta de lixo (situação que ainda persiste em diversas regiões). Toda essa situação deverá ser exposta durante a coletiva desta tarde, no 2º andar do paço municipal. Além dos jornalistas, também devem participar os secretários municipais.
DÍVIDA MILIONÁRIA - O secretário da Fazenda, Levi Gomes, divide o seu tempo entre colocar a "casa em ordem" (comprometida pela crise econômica) e também levantar a real situação financeira da Prefeitura. Em entrevista ao Visão Notícias, ele calcula que a dívida deva chegar entre 440 e 450 milhões de reais -- sem levar em conta o IPREMM (previdência municipal) que, neste caso, deve superar R$ 800 milhões.
Ele já deve apresentar boa parte desses números durante audiência pública perante a Comissão de Finanças, Orçamento e Servidor Público, referente as metas fiscais
referentes ao terceiro quadrimestre do ano passado (setembro a dezembro), justamente o período mais crítico na sua área. A audiência será às 9h, na Câmara Municipal e será aberta ao público.
DEFESA - O ex-prefeito Vinicius Camarinha se defendeu sobre a questão financeira da Prefeitura. Ele afirma que os problemas foram decorrentes da queda na arrecadação de impostos (provocada pela crise econômica do país), afetando todos os municípios brasileiros.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288