Dengue atinge mais de 90% dos municípios paulistas

Nos dois primeiros meses foram mais de 38 mil casos e 35 mortes
Compartilhe:

Os casos de dengue avançam no estado de São Paulo. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a doença já atinge mais de 90% das cidades paulistas. Dos 645 municípios, 604 já registraram pelo menos um caso da doença. Em Marília, a Secretaria estadual da Saúde já confirmou 8.046 casos da doença desde o começo deste ano.

Sorocaba, Catanduva, Rio Claro e Guararapes, por exemplo, estão entre as cidades com as maiores ocorrências da doença. De acordo com o governo federal, o Estado já registrou 35 mortes entre janeiro e o dia 7 deste mês. No mesmo período de 2014 foram nove óbitos. A Secretaria Estadual da Saúde, por sua vez, informou que, em janeiro e fevereiro, foram confirmados 38.714 casos.

Para o coordenador de Controle de Doenças da Secretaria Estadual da Saúde, o médico infectologista, Marcos Boulos o pico da doença, em 2015, deve acontecer em maio, porém cidades onde a epidemia se deu mais cedo os registros tendem a começar a cair.

“A epidemia começou muito cedo, em janeiro, houve uma explosão nos três primeiros meses do ano. Acredito que nos municípios onde o problema apareceu primeiro os números começarão a descer, por exemplo, Marília provavelmente vai começar a perceber a redução dos casos antes de municípios que têm apresentado o problema agora como Bauru, Botucatu e Campinas. Porém não vai desaparecer, em 2014 tivemos dengue o ano todo, em menor incidência, mas em todos os meses. A saúde está em alerta, estamos discutindo as causas desse aumento da incidência de dengue e como devemos elaborar um programa que possa abordar essa situação epidêmica, principalmente os casos de óbito e que os hospitais possam trabalhar de maneira colaborativa para acabarmos com essa situação”, disse Boulos.

Autoridade no combate a doenças como Malária, Hepatite, Leishmaniose e dengue, o médico Marcos Boulos esteve em Marília para participar de um evento realizado pelo Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) onde destacou como corretas e adequadas as ações promovidas pela Prefeitura no combate à doença e ainda ratificou que é preciso ter critério na divulgação dos números, afinal, número de óbitos, por exemplo, só podem ser realmente confirmados após análise de instituto credenciado no estado.

Ações de Combate – A Prefeitura de Marília vem intensificando, nos últimos dias, as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do setor de Divisão de Zoonoses – tem promovido trabalhos de nebulização nos bairros da zona Norte da cidade e nos distritos, e iniciando também as ações na região Sul do município.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.