Deputado questiona governo sobre fechamento de oficinas culturais no interior

Parlamentar também quer informações sobre rescisão de contrato com instituto que tem filial também em Marília.
Compartilhe:
O deputado estadual Raul Marcelo (PSOL) protocolou, nessa semana, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), um requerimento questionando o governo estadual sobre os motivos do fechamento, a partir de 1º de janeiro de 2017, de oficinas culturais no interior paulista. Está programado o fechamento das oficinas de Campinas, Araraquara, Bauru e São João da Boa Vista, além de duas na capital.
 
Para Raul Marcelo, as oficinas culturais têm o papel estratégico de ser um espaço de formação cultural. “O fechamento dessas unidades terá um prejuízo irreparável em termos de pleno acesso à cultura, uma vez que a instituição é um efervescente polo de formação cultural, sendo um espaço que testemunhou grande parte da vivência cultural”, afirma o deputado estadual pelo PSOL.

Deputado questiona as medidas do governo.

Além do fechamento das oficinas culturais no interior paulista, Raul Marcelo também teve o conhecimento que o contrato do governo estadual com o Poiesis (Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura), organização social responsável pela gestão das oficinas no Estado de São Paulo, havia sido rescindido. As unidades localizadas no interior paulista ficam nos municípios de Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Raul Marcelo fez os seguintes questionamentos ao secretário de Estado da Cultura, José Roberto Sadek:

- Quais são os motivos para o fechamento das oficinas culturais situadas no interior paulista?;
- A decisão de desativar as oficinas culturais foi precedida por audiências públicas e/ou consultas aos setores da sociedade civil que tradicionalmente atuam na área cultural?
- Se a resposta for positiva, favor indicar detalhadamente os instrumentos de participação popular que foram utilizados para lastrear essa decisão, informando inclusive as datas e locais desses eventos;
- Quantas unidades serão desativadas e onde cada uma está localizada?;
- E por que foi rescindido o contrato administrativo com o Poiesis?

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.