Dia da Mulher Negra será lembrado em Marília

Data é um marco internacional da luta e resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe
Compartilhe:

Com iniciativa do grupo “Negras Ginga” e apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, será realizado no dia 25 de Julho (segunda-feira), às 19h30, no Auditório Prof. Octávio Lignelli, um evento especial para lembrar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A entrada é um Kg de alimento não perecível que será revertido para o Hospital Espírita de Marília.

Ao analisar a temática da mulher negra, pesquisas realizadas nos últimos anos demonstram a gravidade da situação enfrentada: a mulher negra apresenta o menor nível de escolaridade, trabalha mais, porém com rendimento mínimo, em condições precárias e de informalidade; e as poucas que conseguem romper as barreiras do preconceito e da discriminação racial e ascender socialmente necessitam se empenhar mais e abdicar de outros aspectos de suas vidas, como lazer, relacionamento e maternidade.

Esta realidade, que manifesta resquícios do período de escravidão, tem sido transformada através da luta e da organização das mulheres negras na América Latina e no Caribe. A recém-criada Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo tem também, por isso, como missão promover ações que fortaleçam as políticas públicas de empoderamento das mulheres negras, de conquista de cidadania e de combate à violência e a discriminação.

A programação do evento conta com uma apresentação especial da data; do balé do Grupo Small Black Dancers; das cantoras negras Grupo Ouro D’Mina (Bauru), Alice Lourenço e Lilian Cunha; apresentação do vídeo do  Projeto Raízes; palestras com Luciana Santos, Sandra Mara e Vanessa Lima que abordarão questões com os temas: “Identidade negra”, “A mulher negra no Brasil” e “Direitos Humanos e educação”; e o encerramento será feito com a apresentação do Grupo TMJ – Tamojunto.

O auditório “Prof. Octávio Lignelli” fica na Av. Sampaio Vidal nº 245, entrada pelo Museu de Paleontologia.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.