Hoje comemora-se o Dia do Homem no Brasil. A saúde da próstata é um dos assuntos discutidos neste dia.
De acordo com a Secretaria do Estado da Saúde, 90% dos homens vão ao consultório realizar o exame de Toque Retal, (exame para diagnosticar o câncer de próstata), sendo que 60% desses pacientes já chegam com doenças em estágio avançado.
Segundo dados do IBGE, homens brasileiros vivem em média sete anos a menos que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes e colesterol, além de, historicamente, serem menos cuidadosos com a saúde.
Há ainda as doenças e condições tipicamente masculinas, que, apesar de atingirem um número grande de brasileiros, também possuem tratamentos cada vez mais acessíveis e modernos no país.
Mais da metade dos pacientes procura um médico apenas quando o estágio da doença já está muito avançado
Segundo os médicos, o homem não vai ao médico por uma questão cultural. No caso de complicações na próstata, geralmente, o paciente é levado pela parceira ou familiares, quando já sente dor e dificuldade para urinar.
O exame de toque retal, que deve ser feito periodicamente a partir dos 50 anos, é realizado no consultório de forma rápida e indolor.
A avaliação é realizada por um médico urologista e consiste em um dos principais métodos para detecção precoce do câncer de próstata.
Mais do que desmistificar o preconceito do exame do toque retal, é importante que o homem mantenha hábitos saudáveis para tratar a doença de forma menos agressiva, com mais chances de cura.
Exame de toque retal pode ser realizado no próprio consultório
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288