Dia do professor: Além do bê á bá!

Compartilhe:

Por Gilmar Dias*

Falar sobre o passado é viajar no prazer. Fui formado no ensino fundamental no antigo Grupo Escolar Professor Antônio Gomes de Oliveira (zona oeste de Marília), em meados dos anos 70. Tive professores maravilhosos. Mas uma, em especial, me marcou: Terezinha de Carvalho Popoff.

Quis o destino que nos encontrássemos novamente em Bauru. A visitei algumas vezes. Vó do talentoso Pedro do Cordel, mãe do incansável Marcelo?  Pai do Pedro? , dona Terezinha me aguentou por dois anos: a 3ª e 4ª séries.

Ela não se limitava a seguir as frias letras dos livros. Rompia a tradição didática e  permitia nos envolver nas suas andanças por este País. Tinha essa intimidade com a classe:  contava, com descrições incríveis, suas viagens de férias com a família. Isso me encantava. A esperava ansiosamente na volta às aulas. Dona Terezinha ia falando sobre paisagens, rios, e eu embarcava junto no Passat dos Popoff, construindo no imaginário cada lugar citado.

Quando visitava parentes em Londrina, falava sobre o Paranapanema e o Tibagi. Foi com ela que aprendi que o rio Paraíba do Sul corre espremido entre as serras do Mar e da Mantiqueira, encravado no vale do mesmo nome.
Ou que o Tietê desafia a geografia, pois brota suas águas na Serra do Mar?  na boca do Atlântico? Mas, se entrega resiliente ao Paranazão, riscando São Paulo de Leste a Oeste; e que o maciço do Dedo de Deus aponta com magia indescritível para o céu ainda azul de Teresópolis, no Rio.

Com dona Terezinha, peguei gosto por Geografia e História. Virei um devorador de livros. E isso definiu minha profissão. Despachei as Exatas e me formei jornalista. Devo a ela essa minha escolha. Devo também a ela o prazer de viajar por esse Brasil afora com a família para conhecer essas “terras do sem-fim”.

Só me resta neste dia?  e falo pela turma do Antônio Gomes de Oliveira (o AGO do zap)?  soprar um beijo no coração de dona Santa Terezinha e agradecer pela sua doce dedicação a nós, pelos ensinamentos de vida, e na pessoa dela e também da persistente Roseane?  a dona da casa?  homenagear essa categoria que não desiste de transformar o Brasil pela Educação. Fé e gratidão!

*Gilmar Dias é jornalista


Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.