Dia Mundial da Osteoporose alerta para perigo da doença entre homens

Compartilhe:

A campanha é relevante para garantir o tratamento antes da primeira fratura. Há muitos homens com osteoporose, sobretudo depois dos 70 anos.

 

Para combater o subdiagnóstico da osteoporose no sexo masculino, os homens são o foco da campanha internacional “Ame seus ossos", pelo Dia Mundial da Osteoporose, nesta segunda-feira (20).

 

A doença se caracteriza pelo enfraquecimento dos ossos e acomete principalmente os mais velhos.

 

A fundação divulgou, em outubro, dados que mostram que um terço de todas as fraturas de quadril no mundo ocorrem em homens, com taxa de mortalidade até 37% no primeiro ano após a fratura, o que significa duas vezes mais que a de mulheres.

 

Isso ocorre, mesmo com uma proporção de incidência de casos em mulheres superior à dos homens -  um em cada três casos, a partir dos 50 anos.

 

Entre o sexo masculino, a proporção é de um homem em cada cinco casos.

 

Homens com mais de 70 anos devem fazer o exame de densitometria óssea, que detecta a osteoporose, pelo menos uma vez.

 

Mesmo os homens mais jovens devem fazer o exame se tiverem determinados fatores de risco, como o uso de cortisona, determinados hormônios, remédios anticonvulsivantes.

 

O tratamento consiste basicamente em ingestão de cálcio, vitamina D e outros remédios de combate à doença. 

 

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, João Bastos, o risco de osteoporose em homens é 27%, enquanto o de câncer de próstata é 11%, doença mais alardeada em campanhas voltadas para os homens.


 

“A atividade física, alimentação adequada na infância e adolescência, evitar o tabagismo e a ingestão excessiva de bebida alcoólica são alguns dos fatores importantes para a qualidade do osso formado ao longo da vida, o que contribui para diminuir o risco de osteoporose na vida adulta e velhice ”, destacou o médico.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.