Neste domingo (17) a igreja celebra o Dia Mundial dos Pobres. Instituída pelo Papa Francisco em 2016, este ano a data tem como tema: “A oração do pobre eleva-se até Deus”. No Brasil está sendo realizada a Jornada Mundial dos Pobres, com ações nas comunidades, paróquias, arquidioceses e prelazias.
Apesar de ser um período específico em que são destinadas reflexões sobre o tema, os pobres têm e sempre tiveram um lugar especial no coração da Igreja. Prova disso são as muitas instituições, pastorais e grupos organizados que realizam, diária, semanal ou mensalmente atividades de acompanhamento dos mais vulneráveis.
O Papa Francisco escolheu um lema particularmente significativo para o VIII Dia Mundial dos Pobres, neste ano dedicado à oração: "a oração do pobre eleva-se até Deus".
Na sua Mensagem, o Papa volta a recordar-nos que os pobres têm um lugar privilegiado no coração de Deus, que está atento e próximo de cada um deles. Deus ouve a oração dos pobres e, perante o sofrimento, fica "impaciente", até lhes fazer justiça. De facto, o livro de Bem Sira afirma que "o juízo de Deus será em favor dos pobres".
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288