Quem tem filhos adolescentes (ou pré), sabe que uma semana longe dos amigos parece uma eternidade, que o celular é uma extenção dos dedos e que os programas em família nem sempre são bons o suficiente.
Além de uma boa conversa e de regras básicas de convivência que devem servir para qualquer idade, em qualquer lugar, alguns truquezinhos ajudam a deixá-los mais estimulados e envolvidos com a viagem. Vamos lá...
1. Envolva seu filho desde o começo no planejameto da viagem. Peça para que ele faça pesquisas, informe-se sobre o destino e escolha programas que lhe interessem, como pontos turísticos, espetáculos, exposições... Você pode se surpreender!
2. Determine um período (curto) para que ele possa se conectar com os amigos (fique atenta ao fuso horário, caso esteja indo para longe). Assim, ele não fica em crise total de abstinência, mas não passa a viagem toda desconectado da família e imerso no mundo digital.
3. Se estiver com filhos pequenos também e alguém para se dividir, proponha programas diferentes em algum momento da viagem. Pode ser uma ida a um show, a um espetáculo de teatro, uma competição esportiva... algo que esteja de acordo com a sua faixa etária e interesses. Pode ser algo bem simples, como caminhadas na praia, por exemplo. O importante é ele sentir que terá a sua atenção (e companhia) com exclusividade, nem que seja um pouquinho.
4. Dê autonomia na medida do possível. Dependendo da idade (e se estiverem em um lugar seguro), ele pode fazer alguns trajetos sem um adulto por perto. Comprar o café da manhã, ir ao supermercado, ir numa loja, num museu...
5. Estimule-o a tirar suas próprias fotos e fazer um "diário de bordo" da viagem. Dessa forma, ele faz os seus próprios registros, com o seu olhar e impressões sobre a viagem.
6. Incentive-o a guardar a mesada e fazer suas próprias economias para a viagem. Com isso, se ele quiser fazer uma compra em especial, terá o sabor de ter feito com seu próprio dinheiro.
7. Uma viagem para o exterior é uma excelente oportunidade de treinar outras línguas. Faça com que ele exercite o inglês (ou outra língua, se for o caso), deixando-o fazer o pedido em restaurantes, quando precisarem de informações etc.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288