A Prefeitura de Marília divulgou uma nota à imprensa (na noite desta quinta-feira dia 30/01), afirmando que se trata de uma "fake news" a polêmica em torno das multas que ainda estão sendo aplicadas pelos radares na cidade. Mas, somente depois de 20 dias que o sistema foi oficialmente suspenso pelo prefeito Vinicius Camarinha, é que a Emdurb esclareceu mais detalhes do que efetivamente está valendo.
Nos primeiros dias após essa medida, muitos motoristas ainda tinham receio de superar o limite de velocidade onde estavam instalados os equipamentos. Mas, aos poucos foram se "acostumando" e aí surgiu a polêmica. Alguns deles procuraram o Visão Notícias para denunciar de que continuavam sendo autuados.
Embora reconhecendo que cometeram uma infração, ao passar no sinal vermelho, por exemplo, reclamavam que em nenhum momento a Prefeitura e Emdurb divulgaram essa informação aos condutores de veículos. Entendiam que a fiscalização seria feita pelos agentes de trânsito ou pela PM e não de forma eletrônica.
Aliás, no release divulgado sobre a suspensão dos radares, o texto (foto) só esclarecia em parte o que continuava valendo, através de uma entrevista do presidente da Emdurb, Paulo Alves: “Existem um software que através das câmeras é possível identificar através das placas veículo roubados ou furtados integrados com a Polícia Militar. Esse serviço vai continuar sendo prestado”.
Fakenews
Ontem, a assessoria de imprensa da Prefeitura, em resposta à uma demanda do Visão Notícias sobre o assunto, confirmou que outras infrações (como sinal vermelho e faixa de pedestre) continuavam sendo multadas. E citou a expressão "como divulgado".
Mas, com a repercussão da matéria, veiculada pelo Visão Notícias, a assessoria divulgou outra nota, agora à imprensa em geral, (o nome do arquivo foi: "NOTA FAKE NEWS RADAR 230125") onde procurou esclarecer, em definitivo, que os radares "continuam operando para outras autuações relacionadas à legislação de trânsito".
O entregador Luiz Messias que foi o primeiro a reclamar de tal situação (depois dele outros motoristas enviaram mensagens ao Visão Notícias também protestando contra as multas recebidas), divulgou um vídeo onde detalha toda a situação vivida e também cobrou mais transparência na divulgação inicial da suspensão dos radares.
Assista vídeo abaixo:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288