Por Gisele Furquini *
Toda pessoa que possui um animal de estimação sabe quanto amor e alegria ele é capaz de proporcionar ao lar, sendo que quase sempre é considerado como integrante da família, equiparando-se a qualquer um dos membros da mesma. Portanto, nada mais justo que desenvolver ambientes voltados especialmente para os bichinhos de estimação, para retribuir todo carinho e companheirismo que eles oferecem ao dono.
A princípio é importante identificar quais são as características do seu bichinho de estimação, sabendo que mesmo os cachorros possuem variados comportamentos em relação às diversas raças existentes (sendo que dentro de uma mesma raça pode haver diferentes personalidades). Também é indispensável levar em consideração o que a família deseja, se é integrá-lo totalmente ao convívio familiar ou se o pet terá seu espaço exclusivo no quintal, varanda, etc.
A partir da definição dessas questões, é só começar a planejar o ambiente para também receber adequadamente o bichinho de estimação. E isso está cada dia mais fácil, graças ao grande desenvolvimento que ocorreu na indústria de produtos para pets, sendo que o Brasil atualmente apresenta o segundo maior faturamento do mundo na área, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet).
Para projetar espaços acolhedores e funcionais, não são necessárias grandes residências, sendo possível a criação de ótimos ambientes para o seu pet até mesmo em seu apartamento. A escolha de móveis, objetos e acabamentos podem fazer a diferença para o conforto do seu bichinho. Vejam nossas dicas:
Banheiro Animal
É possível criar um local adequado que servirá de banheiro para o seu pet na sua varanda ou quintal. Existem diversos produtos que servem para ensinar seu bichinho o local correto de fazer suas necessidades e produtos que facilitam também na hora da limpeza, que são os famosos sanitários higiênicos.
O espaço ficará incrível se for possível proporcionar maior privacidade ao bichinho (o que também evita que algo desagradável fique exposto aos convidados): vale a criação de ambientes escondidos por vasos de plantas, móveis de jardim ou móveis desenvolvidos especialmente para isso com portinholas, por exemplo, de forma que o gato ou cachorro tenha facilidade de acesso.
Cãopanheiro
Os cachorros são verdadeiros companheiros e adoram ficar ao lado do seu dono em todos os momentos. Logo, eles ocupam toda a casa, sendo interessante a criação de ambientes em vários cômodos, como cozinha e sala de estar. Na cozinha é possível desenvolver mobiliário já com comedouro para o seu pet, deixando o ambiente muito mais organizado.
Na sala de estar vale incluir à decoração móveis especiais para bichinhos de estimação, que podem ser adquiridos prontos em petshops ou encomendados com seu marceneiro de confiança. Se o cachorro for de grande porte, pode-se projetar um canil diferenciado e personalizado, fugindo das convencionais casinhas prontas. Veja as fotos de inspiração disponíveis na nossa galeria.
Gato Aventureiro
Os gatos são aventureiros por natureza e precisam de móveis ou objetos que sejam adequados para que eles possam explorar. Eles precisam também de arranhadores: nada melhor do que definir algo específico para isso, ao invés de ter todos seus móveis arranhados e rasgados.
Existem diversas opções prontas no mercado, assim como é possível o desenvolvimento de um armário com vários nichos e passagens, com dupla função: servir de armário para os objetos e local de exploração para o seu gatinho.
= = = = = = = = = = = = =
* Conheça o escritório Gisele Furquini – Arquitetura e Design e saiba outras maneiras de deixar sua casa bonita, funcional e organizada com espaços para o seu pet.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288