Micropigmentação, maquiagem definitiva ou maquiagem semipermanente? Todos estes nomes são usados, porém o mais correto é maquiagem semipermanente com técnicas de micropigmentação. Sua durabilidade não é longa, em média de dois a seis anos, mas em alguns casos, pode ser de apenas um ou de até oito anos, dependendo da exposição ao sol e do tipo de pele.
A grande diferença é a cor final da sobrancelha, a área em que mais se aplica a técnica. Há sobrancelhas que, depois de algum tempo, ficam azuis, verdes, vermelhas ou rosas, porque são feitas com tintas usadas para TATUAGEM, que não servem para a maquiagem semipermanente.
Se olharmos para nossas mãos, veremos nitidamente a diferença da pele na parte de cima e na de baixo, e o mesmo ocorre nas áreas em que se pigmentam as sobrancelhas, olhos, boca e mamas. Sendo assim, precisamos de uma tinta ESPECIAL, para que não ocorra esta distorção na cor. É essencial que a tinta contenha dióxido de ferro, com o que área pigmentada enferrujará literalmente e, ao se retirar a tinta aos poucos, não ocorrerá mudança de cor.
Nas sobrancelhas, usa-se castanho médio para peles claras e castanho escuro para peles negras. Para os olhos, deve se fazer o contorno clássico em cor preta. Ele não deve ser feito sobre a pálpebra, e sim no lado de dentro, e jamais se deve “puxar” para fora, o famoso “rabinho”, pois com o tempo, poderá borrar e, consequentemente, o olhar ficará caído.
Para a boca há mais opções de cores, mas não se pode aumentar seu tamanho. Se a maquiagem semipermanente for feita por fora do contorno dos lábios, a boca ficará como a de um palhaço. O local correto para a aplicação é a linha tênue entre o lábio e a pele, o que dará um volume sutil e discreto aos lábios.
Não se deve usar técnicas de tatuagem, pois são profundas e doloridas. A técnica correta é a MICROPIGMENTAÇÃO, por ser superficial e, em geral, indolor. O profissional deve ter experiência para desenhar, previamente, o que será feito e antecipar para a cliente um esboço bem próximo de como ficará o trabalho. Desconfie se os preços forem muito baratos, pois materiais podem estas sendo substituídos por outros, de qualidade inferior ou inadequados.
Tire todas suas dúvidas antes do procedimento, principalmente sobre a possibilidade de um eventual retoque dentro de 30 dias, como é de praxe.
Ismael M. Monticeli é micropigmentador profissional e atende dezenas de estúdios na região de Porto Alegre e Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Periodicamente, irá contribuir à categoria Beleza Feminina no portal Visão Notícias, com dicas e informações sobre maquiagens especiais, como a descrita acima. Para maiores detalhes sobre a micropigmentação e seu trabalho, acesse a página no Facebook.