Acadêmicos de medicina dos estados do Paraná e de São Paulo lançaram a cartilha “Saúde da População em Situação de Rua”, que tem por objetivo relacionar o conhecimento sobre as necessidades de “quem fica, está ou é da rua”.
Os estudantes Henrique Caetano Mingoranci Bassin e Vinícius Imakawa de Lucca do terceiro ano, Thamires Miyako Ito Sigole e Hérica Dias Brito do segundo ano do curso de medicina da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) participam da cartilha.
A iniciativa surgiu em uma oficina realizada pela Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem) em Botucatu, no ano passado, reunindo estudantes com o Movimento Nacional da População de Rua (MNPR).
O objetivo do Denem e do MNPR é levar o material, elaborado de forma independente, às escolas médicas, às coordenações de cursos da área da saúde e às secretarias municipais e estaduais de Saúde, além do próprio Ministério da Saúde.
"A cartilha foi uma grande vitória, sendo um dos primeiros materiais produzidos sobre a população em situação de rua que teve, além de estudantes e profissionais, os próprios membros do MNPSR como protagonistas. Precisamos olhar para essa população negligenciada também em nossa cidade, o tempo do cobertor e papelão acabou, o que eles precisam são políticas públicas que assegurem seus direitos”, comentou o estudante do terceiro ano da medicina da Famema, Henrique Bassin.,
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288