Por Gisele Furquini *
Os quadros são itens de decoração que dão vida aos ambientes, preenchem espaços vazios e ainda conseguem transmitir toda a personalidade e preferências dos moradores. A composição de quadros é uma das maneiras mais atuais de uso dos mesmos, podendo ser realizada tanto com pinturas, como com fotografias, gravuras e até mesmo pôsteres. Compor as peças em diferentes diagramações e formas não convencionais dão à residência um charme moderno todo especial.
O primeiro passo é definir qual ambiente receberá a composição de quadros e, principalmente, qual parede. Paredes com cores neutras abrem mais possibilidades para definição dos elementos, apesar que é possível utilizar paredes com cores fortes como preto, vermelho e amarelo: basta escolher quadros ou fotografias em preto e branco, por exemplo. Após definido o ambiente, é necessária a escolha do tema da composição, assim como os tamanhos e número de quadros.
Um toque especial na sua casa.
Vá em lojas, pesquise na internet e compre as peças que mais represente os gostos dos moradores. Tenha em mente que é interessante que as molduras e características dos quadros estejam em harmonia com a proposta de decoração da casa. Vale comprar vários quadros pequenos, um quadro maior em conjunto com outros menores, dois ou três quadros grandes (dependendo do espaço disponível), enfim, são inúmeras possibilidades.
Com as peças em mão, a próxima etapa é considerada por muitos a mais complicada: definir a disposição dos quadros na parede. Mas isso não precisa ser um problema, pois você pode fazer uma prévia do que será feito utilizando papéis dos tamanhos dos quadros e fita adesiva, evitando furar paredes antes de ver se a diagramação realmente ficou satisfatória.
E atualmente é tendência utilizar quadros apenas apoiados em prateleiras, móveis ou canaletas feitas especialmente para esse fim, sendo um uso ainda mais descolado. Apoiar os quadros é uma possibilidade para pessoas que moram de aluguel ou mesmo para pessoas que queiram variar de tempos em tempos as peças, dizendo não à monotonia.
Quadros apoiados na mesa.
Uma maneira de valorizar ainda mais a composição de quadros é com o direcionamento de iluminação, fazendo com que os elementos fiquem em destaque, dando um ar de requinte ao ambiente.
A seguir são apresentadas algumas dicas que facilitarão ainda mais a execução da sua parede com composição de quadros:
* No Hall é interessante algo que chame mais atenção, podendo ter um grande quadro de destaque ou uma grande composição com vários quadros ocupando toda a parede;
* Os quadros na escada devem acompanhar o campo visual das pessoas que a utilizarão;
* No corredor é aconselhável a colocação de quadros pequenos pois a distância entre o observador e o quadro geralmente é bem reduzida;
* Na sala de estar uma composição de quadros acima do sofá, seja centralizada ou deslocada para um dos lados, realça o ambiente, deixando-o arrojado;
* No quarto um dos locais mais indicados é em cima da cabeceira da cama, sendo interessante que a peça (ou peças) contribua com o momento de descanso e relaxamento ao fim do dia.
= = = = = = = = = = = = = = = =
Saiba mais formas de compor seus ambientes com quadros e outras formas de decoração no escritório Gisele Furquini - Arquitetura e Design.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288