Falta de manutenção em veículos compromete a segurança durante as férias

Compartilhe:

Vans e ônibus são alguns dos modelos que precisam passar por inspeção veicular obrigatória

Com a chegada do período das férias, o movimento nas rodovias brasileiras aumentou significativamente e muitos motoristas já planejam viagens em família, excursões ou aventuras sobre rodas.

No entanto, para garantir que o trajeto seja seguro, é fundamental realizar as revisões adequadas nos veículos antes de pegar a estrada. Essa medida é ainda mais essencial para ônibus coletivos e vans, que precisam atender à legislação e passar por inspeções veiculares regulares para trafegarem de forma segura e dentro das normas.

A inspeção de veículos garante mais segurança nas estradas.

Dados da Federação Nacional da Inspeção Veicular (FENIVE) apontam que 33% dos veículos que passaram por algum tipo de modificação em sistemas de segurança foram reprovados na inspeção. Veículos inseguros e com manutenção precária colocam em risco todos aqueles que circulam nas vias públicas.

Recentemente, um exemplo trágico da negligência com a manutenção de veículos ocorreu na BR-376, em Guaratuba (PR), quando uma carreta colidiu com uma van que transportava uma equipe de remo. Nove pessoas morreram, o motorista da van e oito jovens atletas do Projeto Remar para o Futuro, de Pelotas (RS). A carreta estava sem manutenção no sistema de freios, fator que contribuiu diretamente para o acidente.

Estatísticas 

De acordo com dados da Federação Nacional da Inspeção Veicular (FENIVE), um terço dos veículos que passaram por inspeção veicular foram reprovados por problemas em sistemas de segurança. Entretanto, somente uma pequena parte da frota passa por inspeção de segurança veicular periódica, ou por modificação, ou por recuperação de sinistro. A maioria da frota no Brasil não passa por nenhum tipo de verificação de segurança.

Entre os principais problemas encontrados se destacam as falhas na sinalização, como luzes e faróis, que representam 47,58% das irregularidades. Além disso, 30,1% dos veículos apresentam defeitos ou irregularidades em equipamentos obrigatórios, como cintos de segurança, pneus, freios e barras de proteção, componentes indispensáveis para a segurança de motoristas e passageiros.

Inspeção obrigatória

Ônibus e vans estão entre os veículos que precisam, obrigatoriamente, passar por inspeções regulares para garantir que estão em condições de circular, de acordo com regulamentação da ANTT e departamentos estaduais de tráfego. Esses veículos precisam estar com todos os sistemas em pleno funcionamento, desde os pneus até a iluminação.

A regra também se aplica aos carros movidos a GNV, veículos de transporte de escolares, de carga perigosa e aqueles que sofreram modificações estruturais, uma vez que as alterações sem a devida inspeção podem comprometer a estabilidade e o funcionamento do veículo. Apesar disso, o porcentual da frota inspecionada todos os anos não ultrapassa 2% do total. 


Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.