Família denuncia: paciente espera 55 horas em corredor de hospital

Transferência só ocorreu no início desta noite e, segundo familiares, após a intervenção do Visão Notícias
Compartilhe:

Gislaine Vieira Nogueira, de 37 anos, que trabalha como serviços gerais num tradicional supermercado da cidade, esperou 55 horas numa maca, no corredor do Hospital das Clínicas, até conseguir trasferência para o antigo hospital São Francisco ("Unidade 3" da FAMEMA), para se tratar de infecção e bactéria. Mas, segundo os familiares, existem mais 21 pessoas na mesma situação. A direção do HC afirma que o problema ocorre em todos os hospitais de Marília e região.

A denúncia foi feita ao portal Visão Notícias, via WhatsApp, pela irmã dela, Adriane Vieira Rosa, que é a acompanhante. Com o celular, fez vídeos e fotos que mostram a situação do setor de ambulatório do HC que está com superlotação, inclusive muitos pacientes em macas no corredor.

Gislaine aguardando vaga. Ao fundo vários outros pacientes no corredor do HC

"Será que vc consegue a transfêrencia dela pro São Francisco todo dia falam que vai transferir que estão esperando desocupar um leito mais até hoje nada agora neste hospital além dos problemas que ela ta pegou essa bacteria falei pros médicos que ela nao come só vomita forçando os pontos da cirurgia que se ela continuar assim vai set transferida para o cemiterio mas eles não ligam", afirmou Adriane.

MOBILIZAÇÃO - A reportagem do portal Visão Notícias manteve contato com a assessoria de imprensa do HC que prometeu averiguar o problema, mas logo adiantou que o problema é comum em todos os hospitais da região, devido a grande demanda de pacientes, ocasionando superlotação.

Mas, antes mesmo de dar uma resposta oficial, Adriane relatou que após a nossa ligação a irmã dela foi tirada do corredor e levada para um quarto, mas onde também estavam vários outros pacientes. E no começo da tarde veio a resposta: "a paciente irá para o HC-3. Aguarda-se leito".

A irmã dela enfrentava problemas de saúde causados por uma pedra no rim, necessitando de uma cirurgia. O caso foi levado ao Ministério Público Federal que conseguiu uma medida judicial determinando o procedimento cirúrgico com urgência. Mas, enquanto isso, teria sido colocado um catéter ligando o rim à bexiga que causou infecção.

Como após a cirurgia o quadro clínico de Gislaine se agravou e na segunda-feira a família decidiu levá-la ao Hospital das Clínicas.

"Este senhor (foto esquerda) ta internado no corredor esperando uma cirurgia eo medico falou que nao sabe quando vai operar por causa da crise", afirmou Adriane.

Alí ela teria permanecido numa maca, no corredor, até o final desta tarde, tendo contraído (neste período - segundo garante a irmã) uma bactéria na bexiga, conforme teria sido constatado nos exames.

A assessoria do HC informou que quanto a infecção hospitalar, é uma constante preocupação da diretoria clínica, mas por ser um ambiente onde circulam muitas pessoas é impossível que não ocorra, sendo comum também em qualquer hospital.

DRAMA COLETIVO - Nestes mais de dois dias que ficou no corredor, como acompanhante, Adriane conversou com vários pacientes que relataram a mesma situação, ou seja, 22 aguardavam na fila para transferir à Unidade 3 (São Francisco).  Com o celular escondido, fez vídeos e fotos mostrando a situação.

No outro trecho das mensagens via WhatsApp com a reportagem do portal Visão Notícias.com, ela relata: "Essas sao as imagens da minha irmã no Hospital das Clínicas, jogada no corredor do com cirurgia de corte nos rins os proprios infermeiros falaram que ela corre risco de pegar infecção hospitalar.

Tem mais de vinte e dois pessoas esperando leito para ser internados por favor me ajuda a conseguir um leito no hospital ela vai morrer no corredor daquele hospital em nome de Jesus me ajudem!

Ela pegou uma bacteria que ta dando uma infecção muito grave nela me mandem uma resposta pelo amor de Deus aquele hospital tá um descaso os medicos humilham os pacientes", desabasou a dona de casa.

Este paciente aguarda num "canto" entre corredor e escadas do HC. Segundo Adriane, seria mais um que precisa de vaga no hospital São Francisco.

Veja o vídeo feito pela internauta, mostrando a superlotação no HC:

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.