No dia de São Lázaro comemorado no Tocantins, quem ganhou presente foram os cachorros. Na festa, católicos fizeram um banquete para os animais, que são protegidos pelo santo. No cardápio, nada de ração ou resto de comida. Tinha arroz, frango caipira, carne de porco e muita salada. A festa é tradição há 70 anos.
A tradição é clara: os fiéis não podem tocar na comida antes de os animais devorarem o banquete preparado especialmente para eles. A tradição faz menção ao carinho que o santo tinha pelos cachorros.
Antes do banquete, os católicos se reúniram e fizeram uma missa em comemoração ao dia. Depois da celebração, eles cantaram e homenagearam São Lázaro. Em seguida, foi a vez dos cachorros. Uma toalha branca foi colocada no chão e cada animal pôde comer no prato, o alimento feito para eles.
O organizador Adeuvaldo Neves explicou que a tradição é antiga. "Está completando 70 anos exatamente que nossa família cultua esse ato de fé em louvor a São Lázaro. Os cachorros são a essência da festa. Comem igual ou melhor", concluiu.
G1
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288