Setenta e nove homens da Força Nacional desembarcaram em Natal nesta terça-feira (17) para reforçar a segurança nas unidades prisionais potiguares, onde ocorre uma série de rebeliões desde a semana passada.
A previsão, segundo a Secretaria de Segurança Pública, é que a tropa chegue a 200 militares ainda nesta terça. Há um acordo para que até 300 homens da Força Nacional atuem no Rio Grande do Norte.
Desde a última quarta-feira (11), presos se revoltaram em onze unidades prisionais. Até o final desta manhã, duas ainda não estavam com a situação controlada. O Rio Grande do Norte possui atualmente 33 unidades prisionais.
Os militares da Força Nacional chegaram em um avião Hércules da Força Aérea Brasileira (FAB) e seguiram para o local onde ficarão alojados e, em seguida, já iniciam o trabalho nas unidades prisionais.
Além disso, dois helicópteros cedidos pelo Ministério da Justiça chegam a Natal também nesta terça.
Calamidade
O governador decretou situação de calamidade do sistema prisional do estado. A decisão considerou a destruição feita pelos rebelados de mil vagas, divididas entre Alcaçuz (450), Penitenciária Estadual de Parnamirim (250) e Cadeia Pública de Natal (300).
Com o decreto, medidas de emergência podem ser adotadas, e foi determinada a criação de uma força tarefa.
Fonte G1
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288