SAP afirma que unidade é "segura". Caçada ao criminoso prossegue
As buscas ao preso que fugiu da penitenciária de Álvaro de Carvalho, furtou armas e dinheiro da casa do diretor da unidade, assaltou uma família e ainda trocou tiros com a Polícia Militar, já completam 24 horas e até agora o criminoso ainda não foi recapturado.
O Visão Notícias conversou com a família que foi ameaçada de morte por ele durante a fuga. "Não dá mais nenhum passo que eu atiro", ameaçou o homem ao apontar a arma para um dos funcionários da fazenda assaltada.
A fuga ocorreu no final da tarde de ontem. Apesar de uma extensa e perigosa ficha criminal, que inclui extorsão mediante sequestro e ocultação de cadáver, com 28 anos de condenação, o fugitivo Crisóstomo da Silva Alves estava na ala do semiaberto.
Matéria atualizada às 18h25.
Em nota, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que "se trata de um fato isolado e que o presídio opera dentro dos padrões de disciplina e segurança". Além disso, será aberto um "procedimento disciplinar para apurar as circunstâncias da evasão".
Assalto a fazenda
Policiais militares fazem buscas por toda a região atrás do criminoso fugitivo.
Logo após a fuga do semiaberto, o fugitivo ainda invadiu a casa do diretor da própria penitenciária, de onde levou dinheiro, joias e uma pistola municiada. Depois, ele foi até à uma fazenda que fica a 500 metros daquela unidade, onde trocou de roupas e estava se alimentando.
O uniforme e o tênis que o criminoso usava após a fuga foram deixadas na fazenda. Ele fugiu com as roupas da vítima.
Foi neste momento em que surgiu um dos funcionários da fazenda coma esposa e a filha que surpreenderam o criminoso no interior da casa. "É um assalto. Não reage se não eu atiro. Não dá mais nenhum passo se não eu vou atirar", ameaçou Crisóstomo com a pistola em punho, conforme relato da família ao Visão Notícias.
A esposa do funcionário foi quem encontrou as roupas do sentenciado, escondidas debaixo da cama. Ele pretendia levar o veículo da propriedade, mas com a chegada da família resolveu desistir porque provavelmente seria denunciado. Por isso, fugiu a pé.
Informações desencontradas
Durante todo o dia a Polícia Militar fez buscas pelos municípios de Marília, Guaimbê Getulina Guarantã e Garça.
Surgiram muitas pistas, inclusive de que teria sido visto "pedindo cigarro", ameaçando pessoas, entrando em casas e até escondido numa outra fazenda em Álvaro de Carvalho, porém nada foi confirmado.
O cerco permanece na noite desta terça-feira. Qualquer informação sobre o fugitivo ligue 190.
Liberdade para trabalhar
O Visão Notícias levantou mais alguns detalhes sobre o criminoso. A informação é de que dias antes da fuga ele estava trabalhando na limpeza das ruas de Álvaro de Carvalho. Além disso, ele e outros sentenciados estariam usando celulares, mesmo porque o STF (Supremo Tribunal Federal) entendeu que o preso que exerce algum tipo de trabalho externo pode usar o celular fora do presídio.
Confira imagens enviadas por internauta de uma das operações para recapturar o preso:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288