O furacão 'Milton', que se aproxima da Flórida, nos EUA ganhou uma força "explosiva", como classificou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos: subiu da categoria 2 para a 5, a máxima na escala de intensidade de furacões.
Nesta terça-feira (8), o Milton perdeu um pouco da força e desceu para a categoria 4, mas, ainda de acordo com o NHC, segue com "alto potencial destrutivo". O fenômeno deve tocar o solo na Flórida na quarta-feira, menos de duas semanas após o furacão Helene ter inundado a costa do estado, causando destruição e mortes.
O governo local prepara a maior evacuação no estado nos últimos oito anos (desde o furacão Irma, em 2017) e fechou todos os portos nesta terça-feira.
O furacão Milton deve atingir área metropolitana de Tampa, densamente populosa com um potencial impacto direto e ameaçando a mesma faixa de costa que foi devastada por Helene há duas semanas.
Parte da população já começou a evacuar a cidade e longos trechos de trânsito foram registrados na Interstate 75, rodovia que vai para o norte do estado. Equipes de resgate também apressaram os trabalhos para limpar os destroços deixados por Helene.
Carros fazem fila em posto de gasolina em Altamonte Springs, na Flórida, em meio a preparo de moradores para a chegada do furacão Milton na região, que abriga quase 4 milhões de pessoas. Foto: Joe Burbank/Orlando Sentinel via AP
Barcos destruídos pelo furacão Helene e ainda onde foram deixados pela passagem do fenômeno na Flórida em 7 de outubro de 2024, horas antes da possível chegada do furacão Milton. — Foto: AP Photo/Chris O'Meara
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288