A RIC Ambiental informou, no final da tarde desta terça-feira que algumas regiões de Marília poderão ter o abastecimento de água prejudicado. O motivo é o furto de transformadores de regulação de tensão da CPFL, instalados no segundo Recalque do Rio do Peixe, equipamento que integra o sistema de bombeamento de água até a estação de tratamento.
Os furtos ocorreram no domingo. Assim que identificaram a situação, as equipes técnicas da RIC Ambiental e da CPFL se deslocaram ao local e seguem trabalhando em conjunto para solucionar o problema o mais rápido possível, a fim de minimizar os impactos para a população. Ainda não há previsão para a reposição dos transformadores. Este é o segundo caso em menos de dois meses.
Prejudica o abastecimento de água
Além dos danos à infraestrutura elétrica, esse tipo de crime pode comprometer diretamente o abastecimento de água, pois a falta desses equipamentos pode causar oscilações na rede elétrica, que tendem a gerar paralisações temporárias no sistema de bombeamento.
De acordo com a empresa, embora o sistema volte a funcionar rapidamente após as possíveis oscilações, o processo de retomada do bombeamento leva um pouco mais de tempo, o que pode resultar em interrupções momentâneas no fornecimento de água em algumas regiões da cidade.
Para minimizar os prejuízos e tentar evitar novos furtos, a RIC Ambiental já iniciou a substituição dos cabos de cobre por cabos de alumínio, um material de menor valor comercial e menos atrativo para criminosos. No entanto, essa medida ainda está em andamento e levará um tempo para ser concluída.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288