Gota de Leite completa 83 anos , com atendimento humanizado

Compartilhe:
Maternidade se destaca por bons serviços à comunidade

 

Da singela instituição filantrópica, fundada no início do século passado pela professora Lyris de Negreiros Rocha e pelas irmãs Carolina e Maria Luiza Moraes Barros, destinada a assistir as parturientes carentes, a Associação Feminina de Marília Maternidade e Gota de Leite trilhou um longo caminho até consolidar-se como referência para entidades que contam com parto humanizado.



A observação foi feita pela presidente da maternidade, Virgínia Maria Pradella Balloni, voluntária há quase 30 anos, e que acompanhou todo o processo de transformação da entidade. Conforme disse, houve vários desafios ao longo dos 83 anos de história, completados neste dia 28 de julho, “superados graças à firme determinação de colocarmos nossos pacientes em primeiro lugar”.

Virgínia lembrou que além de investir na equipe multidisciplinar, valorizando todos os colaboradores, os bons resultados são fruto do apoio da sociedade e dos governos municipal estadual e federal. Ela citou os recursos obtidos em campanhas, como o Panetone Solidário do Tauste, cuja renda foi utilizada na construção da nova central de materiais, as doações de clubes de serviço como Rotary e Lions e as emendas parlamentares dos deputados Vinicius Camarinha, Abelardo Camarinha e Bruna Furlan.
 
Qualidade 

Após a realização de reformas e adequações, bem como da construção da nova central de materiais, a Gota de Leite tem substituído equipamentos, enxoval e mobiliário. Aliado ao atendimento de qualidade, as parturientes encontram na maternidade um ambiente tranquilo, arejado e confortável, além de alimentação balanceada cujo cardápio é elaborado por duas nutricionistas.

E por falar em alimentação, a Gota de Leite deu mais um importante passo na consolidação da parceria com a saúde pública municipal. Foi criado, há dois anos, o Ambulatório de Vigilância Nutricional para atender tanto as gestantes obesas ou com sobrepeso quanto as mulheres que desejam engravidar e precisam de acompanhamento nutricional.

 

Novos equipamentos foram adquiridos

As consultas com nutricionista e enfermeira obstétrica, realizadas na Gota de Leite, são agendadas pelas unidades de saúde da Rede Básica, com hora marcada, e os atendimentos são individuais respeitando-se as características e hábitos de cada paciente.

A Gota de Leite foi uma das primeiras maternidades do interior a contar com uma doula, profissional que dá apoio emocional e acompanha as parturientes antes, durante e no pós-parto. Ela integra a equipe composta por enfermeiras obtétricas e fisioterapeutas.


                                         PARTO NORMAL

 

“O primeiro contato é mais de resistência. As pacientes chegam com a ideia de que o trabalho de parto, para o parto normal, é mais difícil, que vão sentir muita dor”, explicou a fisioterapeuta Adriana Yuami, acrescentando que “conforme começamos a trabalhar, elas vão vendo que isso é melhor para elas e, principalmente, melhor para o bebê”.

A fisioterapeuta informou que as parturientes contam com acompanhamento profissional desde a chegada quando são utilizadas técnicas de analgesia: “Vamos conduzindo e orientando de acordo com a necessidade. Usamos aparelhos TENS, infravermelho que auxilia no alivio da dor. E pelo contato da profissional e todo o acolhimento que recebem, elas se sentem mais seguras e fica mais fácil para trabalharmos”, acrescentou.


NÚMEROS- Como resultado, a Gota de Leite apresenta números bem superiores à média brasileira quanto à proporção entre partos vaginais e cesáreas. Em 2013, dos 1357 partos realizados, 64,4% foram normais e apenas 35,51 cesáreas, seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde.


Parcerias


Falando sobre os 83 anos da Gota de Leite, a presidente Virgínia Balloni agradeceu a diretoria, ao copo clínico e aos colaboradores por contribuírem com o desenvolvimento da instituição filantrópica. Ela lembrou que, fiel às bases dos instituidores, a maternidade pretende seguir conciliando o desenvolvimento tecnológico com o atendimento digno a todas as pacientes, independente de sua situação econômica.


Em relação às parcerias, Virgínia Balloni destacou o papel da Gota de Leite no Programa Estratégia Saúde da Família uma vez que os profissionais foram contratados, mediante processo seletivo, pela entidade e estão a serviço da Secretaria Municipal da Saúde. Outros profissionais do CAOIM (Centro de Atendimento à Obesidade Infantil) e do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), entre outros, também foram contratados através de convênio entre o município e a instituição.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.