Gota de Leite orienta mães sobre o aleitamento materno exclusivo

Compartilhe:

Ao longo deste mês, comemora-se o “Agosto Dourado” em alusão ao aleitamento materno que traz benefícios para a saúde do bebê e da mamãe. Na Maternidade e Gota de Leite, as pacientes recebem orientações dos pediatras e da equipe de Enfermagem desde a primeira hora de nascimento.

Segundo a médica pediatra Dra. Jordana Domingues, “a amamentação é muito importante: do primeiro ao quinto dia de vida, a mãe libera um leite que é mais aquoso, sem cor, que é o colostro, a primeira vacina do bebê. É cheio de defesas, de imunoglobulina e faz com que o bebê previna de ter infecções como diarreia, vômitos, pneumonia porque a mãe passa a imunidade de tudo o que ela já teve para o bebê a partir do colostro”.

Ela prosseguiu observando que “após o quinto dia, esse leite passa a ser leite de transição. Tem coloração do leite, mas também é rico em sais minerais, vitaminas e passa a ter um pouco mais de valor calórico”. Já, a partir do décimo dia, o leite se torna “um pouco mais gordo fazendo com que o bebê ganhe peso”.

A pediatra ressaltou a importância da amamentação para criação do vínculo afetivo: “Enquanto esse bebê está mamando, ele está olhando para a mãe e ela está fazendo carinho no seu filho, o que aumenta muito o vínculo mãe e bebê. Mais para frente, é essencial para que essa criança se torne uma criança segura em tudo o que ela for fazer”.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.