Agradecer pelo que acontece de bom na vida pode fazer bem ao coração e melhorar a saúde física e mental.
Um novo estudo norte-americano revela que a gratidão é determinante não apenas para o bem-estar espiritual, mas para o bem-estar global.
Uma equipe da Universidade da Califórnia, nos EUA, examinou o papel da espiritualidade e da gratidão em vários "marcadores" da saúde dos pacientes.
O estudo, concluiu que aqueles que tinham maior gratidão em relação às pequenas coisas boas da vida tinham melhor humor, dormiam melhor, eram mais eficazes na resolução de problemas e tinham menos probabilidades de desenvolver inflamações, que tendem a agravar a insuficiência cardíaca.
Os especialistas, analisaram 186 homens e mulheres diagnosticados com insuficiência cardíaca assintomática, isto é, que desenvolveram uma doença cardiovascular estrutural em sequência, por exemplo, de um ataque cardíaco, mas não apresentam sintomas como o cansaço ou a falta de ar.
Os pacientes que mantiveram estes 'diários da gratidão' durante oito semanas mostraram uma redução nos níveis de vários biomarcadores inflamatórios, bem como uma maior variação do ritmo cardíaco enquanto escreviam, um fator associado a um risco cardiovascular mais reduzido.
Fonte: Só Notícias Boas
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288