Gripe: campanha de vacinação termina na sexta

Em Marília, último levantamento indica 65,98% de imunização. Maior preocupação é com crianças e gestantes: índices são bem menores.
Compartilhe:

Esta é a última semana da campanha de vacinação contra a gripe, a vacina está disponível nos postos de saúde a próxima sexta-feira (26) para o público-alvo da campanha. Balanço do Ministério da Saúde, divulgado hoje pela Agência Brasil, mostra que somente 28,7 milhões de pessoas foram vacinadas, apenas 53% do público-alvo. Marília está com índice dessa média nacional e também estadual, com 65,98%.

Mas, a Secretaria Municipal da Saúde alerta para os grupos que estão com uma cobertura mais baixa, ou seja, crianças (39,51%) e gestantes (51,44%). A maior cobertura ocorre entre as pessoas idosas: 74,94%. As unidades de saúde em Marília funcionam das 8 às 17h.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O público-alvo é formado por 54,2 milhões de pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da doença. A meta do governo é vacinar 90% desse grupo até o dia 26 de maio.

A dose está disponível nos postos de vacinação para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além de professores da rede pública e particular.

DICAS DE PREVENÇÃO

À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Mesmo as pessoas vacinadas devem procurar o médico ao apresentar os sintomas da gripe: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações.

O agravamento do quadro de gripe pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.