Durante o dia ‘D’ todas as unidades de saúde estarão abertas neste sábado, das 08h às 17h, para imunizar a população dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde. Simultaneamente, também será intensificada a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal.
Mais de 600 profissionais trabalharão para que a população possa ser atendida nas 12 Unidades Básicas de Saúde e nas unidades onde atuam as 37 equipes do programa Estratégia Saúde da Família (USF), incluindo os distritos. Somente os serviços de imunização e exame da cavidade bucal serão realizados.
O Dia ‘D’ envolve as equipes de enfermagem, agentes comunitários de saúde, médicos, dentistas, motoristas, auxiliares de saúde bucal, auxiliares de escrita e de serviços gerais, equipe da Vigilância Epidemiológica, Sala de Vacina, apoiadoras da Atenção Básica, entre outros.
Marília já imunizou mais de 37% da população-alvo da campanha. Esse percentual é referente a dados que foram totalizados no último dia 04. Nesta quinta-feira (11), novo balanço deverá ser divulgado e a expectativa é de avanço considerável.
Público-alvo - São imunizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) os grupos populacionais definidos pelo Ministério da Saúde, abrangendo idosos a partir dos 60 anos, gestantes, crianças menores de cinco anos, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas mediante comprovação e puérperas (mulheres que deram a luz há até 45 dias). Neste ano, foram incluídos os profissionais de Educação.
CÂNCER BUCAL - Durante a abordagem para a vacinação, a população (com mais de 40 anos) está sendo convidada a realizar o exame da cavidade bucal, para prevenção ao Câncer Bucal. Em 2016, a campanha examinou 16.729 pessoas.
Foram constatadas lesões bucais em 713 pessoas. Desse total, 44 apresentavam lesões sob suspeita de malignidade. Seis casos positivos de câncer bucal foram constatados e encaminhados para tratamento, inicialmente por meio do CEO (Centro Odontológico de Especialidades).
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288