Cobertura vacinal está bem abaixo do recomendado
Marília registrou um aumento de quase 90% no número de casos de Influenza até o dia 25 de outubro deste ano se comparado com o mesmo período do ano passado, segundo levantamento do G-1. Em 2024 já ocorreram 141 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave contra 75 casos no ano passado.
Já a cobertura vacinal está bem abaixo do recomendado pelas autoridades sanitárias, ou seja, apenas 46% do público alvo procurou as unidades de saúde (o ideal é 90% de vacinação).
A mesma situação ocorre em Bauru. Neste ano, foram registrados até agora 196 casos contra 109 no mesmo período do ano passado (janeiro a 25 de outubro), representando um aumento de 79%. Segundo o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal no município é de 49%.
Casos preocupam
O surgimento do vírus nesta época do ano é surpreendente, já que seu pico é no início do outono e no inverno.
De acordo com o infectologista Emy Akiyama, do Hospital Israelita Albert Einstein, existe o fator da temperatura, pois houve menos períodos frios neste ano.
A transmissão da Influenza é por meio de secreções ou gotículas ao tossir, falar ou espirrar, ou pelo contato com superfícies contaminadas. Os sintomas da gripe causados por esse vírus são febre, calafrios, dores, tosse, coriza e fadiga.
É comum a recuperação em cerca de duas semanas, mas, em caso de complicações como a pneumonia, é preciso procurar atendimento médico.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288