Grupo de Plastimodelismo é destaque na TV

Compartilhe:

Grupo em Marília reúne amigos e divide paixões por aviões em miniatura. Agora, foi destaque na TV TEM            

 

O GPM (Grupo de Plastimodelismo de Marília), criado em 2010, foi destaque neste fim de semana em reportagem especial da TV TEM. Com inúmeras exposições realizadas, o grupo reúne amigos de diferentes profissões e idades.

 

Eles dividem a mesma paixão: montar principalmente aviões em miniatura, mas que com a perfeição e o realismo depois de prontos. Alguns chegam a demorar semanas e até meses devido a complexidade de peças e cores.

 

Alguns dos modelos montados em recente exposição no Marília Shopping.

 

Fernando Favinha (Engenheiro), Karlo José Félix (Médico), Norberto Almeida (Segurança), Carlos Alberto Marconato (Produtor Rural), Thiago Bernardino (Estudante de Aviação). Pode até parecer que eles não têm nada em comum. Mas, é só nas profissões, porque quando o assunto é plastimodelismo (aviões em miniatura), todos falam a mesma linguagem.

 

A paixão pelos gigantes de asas ou hélices permitiu que eles se conhecessem e compartilhassem o mesmo gosto: o plastimodelismo. É o hobby de reproduzir aeronaves em miniaturas que imitam perfeitamente cada modelo.

 

O grupo de amigos na reportagem especial na TV TEM neste fim de semana.

 

É um mergulho na história da aviação. Dos aviões de caça e guerra aos de transporte de passageiros na escala comercial até os helicópteros civis e militares. Montar uma dessas réplicas não é tarefa fácil, tudo começa com a escolha do avião.

 

Depois eles estudam a história. Depois compram um kit, que vem com a base para formar as aeronaves. Já os detalhes, como pintura e acessórios são por conta dos colecionadores. Quando começa a montagem, os plastimodelistas viram verdadeiros artistas na hora de montar as réplicas.

 

Tanto talento junto, virou uma espécie de associação de plastimodelismo de Marília. O engenheiro Fernando é precursor do grupo. Agora, os encontros para troca de ideias acontecem sempre.

 

ORIGEM - Durante muitos anos, Carlos Alberto praticou o plastimodelismo sozinho, mas depois de se integrar ao grupo, novas ideias nasceram e hoje, o produtor rural já tem mais de 300 miniaturas montadas.

 

Grande parte dos aviões montada pelo grupo imita aeronaves usadas em guerras. Isso porque os plastimodelistas são admiradores das histórias de grandes batalhas.

 

Para os não adeptos ao plastimodelismo, uma miniatura de um helicóptero militar pode até ser chamado de brinquedo. Mas para os colecionadores esse é um hobby sério, que eles pretendem levar para muitas gerações.

 

"Montar cada vez mais, nunca parar e também apresentar para os mais novos. São aviões  que fizeram algum feito para o mundo que a gente vive hoje. Por exemplo, tenho um helicóptero que participou da invasão da união soviética no Afeganistão nos anos 80, então ter uma miniatura dessa em casa é apaixonante”, completa Thiago.

 

 

E se alguém ainda tem alguma dúvida de que esse hobby faz bem, o médico Karlo, que também já montou dezenas de miniaturas descreve e defende a receita do plastimodelismo.

 

"A gente vê o hobby como prazer, de tentar reproduzir em escala, um avião real até mesmo os detalhes e saber a história daquele avião que você gosta, que fez parte da história da humanidade.”

 

"É sério mesmo sendo um hobby, todo mundo tem um hobby, onde você extravasa, onde você tira toda a sua tensão e a gente escolheu esse hobby. E todo mundo que tá aqui desse grupo, se dedica com muito amor a isso", ressalta Fernando.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.