Guilherme Moraes: "O Procon me mostrou muito as necessidades do cidadão e posso fazer muito mais na Câmara"

Compartilhe:

"O Procon me mostrou muito as necessidades da população, mas o órgão está limitado apenas a resolver as necessidades da pessoa como um consumidor. Como candidato a vereador, estou realizando um sonho: agora de poder fazer muito mais pela população". A afirmação é do diretor licenciado daquele órgão de Defesa do Consumidor em Marília, Guilherme Moraes, que é candidato a vereador nas eleições do dia 6 de outubro.

Vindo da periferia, onde nasceu, cresceu e mora até hoje (região da chácara São Carlos, na zona oeste), Guilherme Moraes garante que só quem vive nessas regiões sabe quais são as necessidades da comunidade. "A Câmara precisa de pessoas da periferia, que conhecem os problemas e como resolvê-los", destacou.

Só quem mora na periferia conhece os problemas da população, afirma Guilherme Moraes.

Ele lembra que, quando criança, por falta de opções de lazer, o único divertimento era "brincar na rua". Hoje lamenta que as crianças nem podem fazer isso por causa do grande movimento de veículos e do risco de serem vítimas da criminalidade. Hoje, o problema continua, ou seja, não existem locais com estrutura suficiente para atender as crianças, jovens e até adultos.

Guilherme cita, como exemplo, uma grande área existente naquela região da cidade (divisa com o bairro Alto Cafezal), mas pouco utilizada e abandonada. Lá, só existem alguns brinquedos para a criança e poderia ser transformada numa praça multiuso, com atividades esportivas e local para reunir as famílias.

Quem é Guilherme Moraes

Casado com Mariana Lima e pai de uma filha (Maria Cecília, de sete anos), Guilherme Moraes, de 41 anos, é formado em Direito pelo Univem e é servidor público municipal. Há nove anos atua como diretor do órgão municipal de defesa do consumidor (está licenciado devido a campanha eleitoral), onde começou a trabalhar naquele órgão do consumidor em 2003, na época como escriturário.

"Eu me apaixonei tanto pela defesa do consumidor que resolvi fazer faculdade se especializando nessa área. A defesa do consumidor beira o social. Quem procura o Procon são pessoas que não têm recursos e não encontram outra saída para resolver o seu problema, se sente inviabilizado de resolver sozinho. Aí nós buscamos essa solução", enfatiza Guilherme.

Procon Itinerante

A preocupação em levar cidadania e defesa do consumidor à população foi tanta que Guilherme montou um projeto chamado "Procon Itinerante", ou seja, o órgão presta atendimento nos próprios bairros. Em seis anos, foram realizados 51 edições desse tipo de estrutura. 

O projeto "Procon Itinerante" leva cidadania aos bairros e atendimento à população.

Ele explica que tudo começou quando viu a realidade de muitas pessoas: elas procuravam o Procon, que funciona no centro da cidade, para reclamar uma cobrança indevida, por exemplo, de R$ 20,00 de uma operadora de telefonia.

"Mas, elas gastavam R$ 11,00 de ônibus (ida e volta) e dali 15 dias tinham que voltar para ter a resposta da empresa, gastando novamente o mesmo valor. Ficava inviável fazer a reclamação porque gastava todo o dinheiro que teria direito a receber com ônibus e ainda o tempo para ser atendido", lamentou.

Com o "Procon Itinerante", além de atender diretamente a pessoa que tem algum problema relacionado ao comércio ou instituição financeira, também são prestados outros serviços, como assistência jurídica, saúde (são aplicadas vacinas e outros atendimentos) e até mesmo diversão para as crianças enquanto os pais recebem o atendimento.

Equipe do Procon realizando atividades extras durante o Procon Itinerante, além do atendimento ao consumidor. 

"A gente conseguiu promover uma verdadeira revolução para os moradores dos bairros que recebem nossa estrutura de atendimento", comemorou Guilherme Moraes, ao agradecer a dedicação de cada servidor ou voluntário que participou de cada edição desse projeto, além do apoio recebido do prefeito Daniel Alonso.

Conheça suas propostas

Embora seja candidato a vereador pela primeira vez, Guilherme Moraes atuou como assessor em campanhas políticas desde 1996. Afirma que isso lhe rendeu uma boa bagagem nessa área, conhecendo bem os trâmites, o que lhe facilitará muito o trabalho na Câmara Municipal.

Essa experiência e os contatos políticos extrapolam até mesmo a cidade e região. Tanto que hoje, na sua campanha à Câmara Municipal, conta com apoio de figuras importantes como os deputados Celso Russumano - foto, (nacionalmente conhecido como apresentador de TV na área de Defesa do Consumidor) e Fernando Capez, que foi presidente estadual do Procon.

Trabalho social

"Nossa proposta é fazer com que o cidadão tenha um legítimo representante na Câmara, que tenha coragem e capacidade para poder fazer ecoar a voz do munícipe e conseguir concretizar os seus anseios, seja em obras, serviços ou em atos", afirma.

Guilherme Moraes durante palestra sobre direitos do consumidor no bairro Maracá.

Além de atuar na defesa do consumidor, Guilherme também realiza há muitos anos sociais, como o projeto "Sopão" no Centro Comunitário do seu bairro. Por isso, afirma que o social será uma de suas prioridades, incluindo a volta de projetos esportivos nos bairros: "são projetos que transformam a vida das pessoas".

Outra prioridade será a valorização do servidor público municipal. "Muitos são vítimas de preconceito. Tem pessoa que acha que o servidor ou 'não faz nada' ou é milionário e a realidade não é essa. Ele trabalha com poucos recursos, pouca estrutura", argumentou. Ele acrescenta que a valorização da categoria reflete numa melhor prestação de serviços à população.

Siga Guilherme Moraes nas redes sociais, clicando AQUI.
 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.