No Brasil, na última década, 1,5 milhões de pessoas foram vítimas fatais dessa doença devastadora que pode atacar diversos órgãos do corpo.
Além dos fatores genéticos e ambientais, a doença pode aparecer devido a hábitos nada saudáveis que praticamos e que podem estar colocando em risco a nossa vida e a nossa saúde.
Para evitar se expor aos perigos deste mal, confira a seguir 7 hábitos comuns que aumentam, e muito, as suas chances de ter câncer no futuro.
Por isso, fazer o famoso check-up, pelo menos uma vez ao ano, é fundamental e pode salvar a sua vida.
Manter relações sexuais não seguras - Não é somente a gravidez e a AIDS que podem ser resultado de relações sexuais sem proteção. O câncer de útero pode ser causado por vírus transmitidos durante o contato sexual, entre eles o HPV.
Já o câncer de fígado pode aparecer em decorrência de quadros de hepatite B ou hepatite C, também contraídas através do sexo.
Não praticar atividades físicas - Alguns tipos de câncer estão intimamente ligados ao sedentarismo e à obesidade.
Manter atividades físicas regulares, ao menos três vezes por semana, pode deixar você bem longe de cânceres que atacam o estômago, o pâncreas, o fígado, o cólon do útero e a mama.
Além disso, a atividade física elimina toxinas do corpo, fazendo você se sentir mais disposta e menos estressada, deixando para trás problemas emocionais que também podem vir a te deixar doente.
Não utilizar filtro solar - Em nenhum momento na história da humanidade, as pessoas ficaram tão expostas aos raios ultravioleta e à ação poderosa do sol.
Se expor ao ar livre, mesmo em dias nublados sem protetor solar, aumenta suas chances de contrair câncer de pele, cujo aparecimento está diretamente ligado à quantidade de exposição do indivíduo aos raios solares ao longo dos anos.
Consumir bebidas alcoólicas - O álcool, em contato com o organismo produz uma substância denominada acetaldeído, que altera o DNA humano e dá origem a células cancerígenas, mesmo quando o consumo não é exagerado. Quando o organismo não consegue se proteger desta substância, as chances de câncer aumentam.
Além da cirrose, que pode desencadear o câncer no fígado, o consumo regular de álcool é responsável pelo surgimento de outros tipos de câncer, como o de boca, orofaringe, esôfago, laringe, reto, fígado e mama.
Fumar aumenta suas chances de ter câncer - Um dos hábitos mais debatidos como responsável pelo surgimento de câncer, sem dúvida, é o tabagismo.
Este hábito pode promover o desenvolvimento de câncer de pulmão e de boca, uma vez que o cigarro possui mais de 60 substâncias consideradas cancerígenas que alteram a saúde das células e modificam-nas geneticamente, provocando a doença.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288