Hanseníase e Tuberculose: Secretaria da Saúde cria campanha

Compartilhe:

Campanha tem como objetivo orientar e mobilizar a população


A Secretaria Municipal da Saúde – por meio do setor de Vigilância Epidemiológica – promove até o dia 31 deste mês, Campanha contra a Hanseníase e a 2ª fase da Campanha contra a Tuberculose.


A campanha de combate a Hanseníase, visa sensibilizar a população e identificar possíveis casos da doença, por meio da busca de manchas e perda da sensibilidade.

 

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium Leprae, popularmente conhecido como Bacilo de Hansen – e que antigamente era conhecida como Lepra.

 

Esta doença atinge, preferencialmente, a pele e os nervos periféricos. Ocorre em qualquer idade, raça, ou gênero. Apesar de sua baixa letalidade e mortalidade, se não for diagnosticada oportunamente e tratada adequadamente pode deixar seqüelas permanentes, como deformações e incapacidades.

 

Tuberculose- A campanha de tuberculose tem como objetivo mobilizar a população e estimular a identificação de sintomáticos respiratórios, ou seja, pessoas com tosse há 3 semanas ou mais para diagnóstico e tratamento precoces.
 

No município de Marília, em 2013, foram diagnosticados 40 casos novos de tuberculose e, em 2012, houve 44 registros da doença. O Brasil está entre os 22 países com mais casos de tuberculose, com cerca de 75 mil casos novos e 4.500 óbitos notificados por ano.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.