HCFAMEMA: Serviço de Hemodinâmica zera fila de pacientes para cardiologia intervencionista

Compartilhe:

A fila de espera para procedimentos de cardiologia intervencionista no Serviço de Hemodinâmica no Hospital das Clínicas (HCFAMEMA) foi zerada neste início de ano, de acordo com os índices pactuados com o Departamento Regional de Saúde (DRS-IX). A informação é do coordenador técnico responsável do Serviço de Hemodinâmica do HCFAMEMA, Dr. Igor Ribeiro de Castro Bienert.

Serviço foi implantado há seis anos.

O Serviço de Hemodinâmica do HCFAMEMA foi habilitado em outubro de 2016 pela Secretaria de Atenção à Saúde através de portaria do Ministério da Saúde para a realização de procedimentos intervencionistas e cirurgias cardiovasculares.

A Hemodinâmica da Famema realizou quase dois mil procedimentos cirúrgicos de alta complexidade cardiovascular em pacientes de Marília e da região desde a sua implantação em 2012.

A Hemodinâmica passou a funcionar no Hospital das Clínicas de Marília em junho de 2012 a partir do implante de um marca-passo provisório. Pouco depois, em agosto do mesmo ano, foi realizado o primeiro cateterismo.

Dr. Igor Ribeiro de Castro Bienert.

No ano seguinte, o serviço já realizava atendimentos encaminhados pelo Pronto Socorro do Hospital das Clínicas ou pelo Ambulatório Mário Covas, e embora atendesse casos eletivos tinha a maior parte dos atendimentos em quadros agudos, com média de 30% de angioplastias.

A partir de 2014, houve redução de produção com a suspensão progressiva de eletivos por ausência de credenciamento do Serviço pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A queda registrada foi de 41% em relação a 2013.

Em outubro de 2016, portaria do Ministério da Saúde habilitou o HCFAMEMA como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular no município de Marília com demandas de vagas reguladas para o Serviço de Hemodinâmica pela CROSS - Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde – da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.