HEM inaugura Espaço TEA com atendimento completo às pessoas com autismo e suas famílias

Compartilhe:

O Hospital Espírita de Marília (HEM) inaugurou o Espaço TEA (Transtorno do Especto Autista), com objetivo de acolher e promover o desenvolvimento completo de crianças e adolescentes com autismo. A solenidade contou com a participação de diversas lideranças, autoridades e também parceiros que mais uma vez garantiram a ampliação do trabalho realizado pelo HEM e pela Clínica Aconchego.
 
Com uma equipe multidisciplinar e altamente capacitada, o Espaço TEA dará suporte completo aos pacientes (encaminhados pela Secretaria Municipal da Saúde) e seus familiares, ou seja, desde o diagnóstico até o atendimento, tudo isso em um só lugar - o que era uma grande necessidade dessas famílias. "Nós estamos transformando o HEM, visando efetivamente cuidar de todas as pessoas", afirmou o presidente do hospital Vicente Armentano Júnior.


 
Ele agradeceu aos parceiros do hospital que mais uma vez aderiram à essa mobilização, visando a implantação do espaço para atendimento aos autistas e seus familiares. "É uma gratidão eterna à esses parceiros", acrescentou Vicente.

São empresas como o Tauste (através do projeto Ação Social Tauste), Dori (através do empresário Pedro Lobo), Replan, Jacto, Marilan, entre outras que sempre estiveram à frente dos projetos e posteriormente incentivaram outras participações. Isso sem falar nos voluntários que prestam um trabalho de destaque junto ao HEM.


 
"Somos parceiros com o propósito de poder colaborar com as pessoas que mais precisam", afirmou o diretor-presidente da Replan, Reinaldo Pavarini, que falou em nome dos demais empresários que tradicionalmente estão mobilizados nos projetos de ampliação do atendimento do HEM e da Clínica Aconchego.
 
Como vai funcionar
 
A médica pediatra com capacitação em Autismo, Tatiana Sabella (foto), será a coordenadora do atendimento. Ela destacou a importância do Espaço TEA do HEM, mesmo porque tanto os pacientes como seus familiares terão apoio de toda uma equipe multidisciplinar em um só ambiente.
 
Tia atípica (tem um sobrinho autista – adolescente de 12 anos), a dra. Tatiana observa que as famílias normalmente precisavam buscar atendimento em diferentes locais.

No Espaço TEA do HEM será realizada desde a consulta (em torno de uma hora e meia a duas horas de duração), além de haver espaço de convivência (trabalha inclusive com a coordenação motora, além de socialização e atividades em grupo), bem como salas para atendimento nas áreas de Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Psicólogo e Assistência Social, bem como uma área de lazer do lado externo do prédio.

No caso de novos pacientes, as famílias devem procurar inicialmente as unidades de saúde do município e posteriormente, via CAPS. será realizado o agendamento. 
 
Autoridades dão apoio ao novo espaço
 
A solenidade de inauguração do Espaço TEA contou com a participação de diversas lideranças de Marília e região. O vereador e vice-prefeito eleito, Rogério Alexandre da Graça ("Rogerinho") observou que vem acompanhando e apoiando o projeto desde o seu começo, mesmo porque sabe das necessidades de garantir o atendimento às crianças e suas famílias.

"O sofrimento do HEM e da Clínica Aconchego vai acabar. Vamos ajudar e fortalecer", afirmou Rogerinho, referindo-se tanto a liberação de recursos que obteve junto às  emendas parlamentares como também na sua atuação como vice-prefeito, a partir de janeiro.


 
Paula Almeida representou o seu filho, o prefeito-eleito, Vinicius Camarinha, que cumpre agenda oficial em São Paulo, como deputado estadual. "Estou muito feliz em estar aqui nesta inauguração como mãe. Vamos dar o nosso melhor para acolher todas essas mães", afirmou emocionada dona Paula.
 
Ela leu uma mensagem deixada por Vinicius Camarinha: "esta é uma data muito especial para nossa cidade porque marca tudo aquilo que eu tenho pensado e procurado trabalhar em defesa das crianças e adolescentes com autismo e faz parte da política pública que eu quero desempenhar para o nosso próximo governo", afirmou.
 
Vinicius Camarinha parabenizou a diretoria do HEM pelo novo espaço. "Quero dizer que vocês são fundamentais para a gente acolher essas crianças e adolescentes, diagnosticar, tratar e reabilitar para inseri-los em uma sociedade cada vez mais inclusiva".


Vereador-eleito Damasceno com seu assessor ao lado do sr. 
Júlio Minoro Maeda e o filho Taylor.

Já o vereador-eleito Wilson Damasceno, observou que durante a sua atuação como Secretário Municipal de Assistência Social, foi realizado um trabalho de prioridade na identificação e atendimento dos casos, inclusive criando um núcleo da pessoa com deficiência, com o cadastramento de 800 pessoas.
 
Todavia, visando dar maior suporte à essas pessoas e seus familiares seria importante ampliar o trabalho, através do Espaço TEA do HEM. Agora, como vereador, busca criar uma associação de famílias ligadas ao TEA, visando inclusive dar todo suporte àquelas que não possuem condições financeiras.
 
Atendimento importante
 
Entre os participantes da solenidade estava o sr. Júlio Minoro Maeda que trouxe o seu filho Taylor, de 12 anos, que possui TEA Ele destaca que é muito importante o acolhimento e realizar o tratamento correto, elogiando a diretoria do HEM pela implantação desse novo espaço. 


Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.