A Secretaria Municipal de Saúde de Marília divulgou, nesta terça-feira (01), o balanço do mês de intensificação no combate às hepatites virais. Em julho foram realizados cerca de 500 testes rápidos; mais três casos positivos estão confirmados na cidade. Também foram notificados novos casos de Aids e sífilis. Em Marília, as ações transcorreram durante todo o mês.
Foram realizadas várias atividades durante o mês.
Com intensa divulgação e realização das chamadas ações extramuros, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde aumentaram também os testes rápidos para Aids e sífilis. A campanha mobilizou as unidades de saúde e também o SAE/CTA (Serviço de Atendimento Especializado/Centro de Testagem e Aconselhamento).
Durante o mês, foram realizados 492 testes rápidos para hepatites virais, sendo 161 em ações extramuros e os demais na sede do SAE e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades Saúde da Família). Em três testes para hepatite C, os resultados foram positivos.
Os pacientes foram orientados e estão sendo acompanhados. Não houve registro de Hepatite B na cidade em julho. Com os novos casos deste mês, subiu para 12 o total notificado no ano à Vigilância Epidemiológica no município.
Já em relação a sífilis, as equipes realizaram 401 testes no mês, sendo 159 no ônibus da Saúde. Entre todos que se submeteram ao procedimento, 25 descobriram que estão com a doença e já tiveram tratamento iniciado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Também foram oferecidos testes rápidos para Aids. Em julho foram 337 exames, sendo 117 em ações extramuros. Mais cinco casos positivos foram identificados, com os pacientes encaminhados para atendimento especializado no SAE.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288