Por Gisele Furquini *
O avanço da tecnologia e a conectividade imediata trazida pela internet atualmente possibilita que muitas pessoas consigam trabalhar no conforto de seus lares, já que para muitos serviços não há mais a necessidade de um local específico de trabalho.
Com isso o home office, ou escritório residencial em português, está cada vez mais presente nas casas brasileiras, sendo seu devido planejamento necessário para que o ambiente se torne propício para desenvolvimento do trabalho.
O home office pode também ser um ambiente de estudos e trabalho para toda família no caso de não haver pessoas que trabalhem exclusivamente na residência.
O trabalho em casa apesar de possuir muitas vantagens, como uma maior proximidade com a família e economia com transporte, por exemplo, apresenta algumas características que se não forem bem trabalhadas podem se tornar desvantagens significativas para o andamento do serviço. As chances de distrações e protelação do trabalho são grandes e, portanto, a definição de uma rotina e regras bem definidas, assim como a criação de um ambiente adequado são cruciais para que o trabalho em casa não se torne um problema.
Veja nossas dicas para criar um home office agradável, bonito e funcional.
Onde fazer meu home office?
Tudo depende do espaço disponível e da atividade que será exercida, sendo necessário um estudo adequado de cada caso junto ao profissional escolhido, para a melhor escolha do ambiente.
Se a pessoa é confeiteira, o home office dela ficará dividido entre a cozinha e um espaço para administração e contabilidade dos serviços. Já se o trabalho será desenvolvido com atendimento ao público, o melhor é que o escritório fique posicionado logo na entrada da residência, de forma que o cliente não tenha que percorrer toda a casa, diminuindo assim a privacidade de toda família.
Trabalhar em casa pode gerar uma sensação de confinamento, pois todas as atividades do dia a dia serão realizadas no mesmo local. Para que isso não ocorra, o ideal é criar um ambiente exclusivo na residência para ser o home office, podendo ser um quarto sem uso, por exemplo.
Caso não haja um cômodo disponível, o escritório pode ficar locado num mesmo ambiente, dividindo espaço com a sala de estar ou de jantar.
Parte do quarto poderá ser utilizada se necessário, porém é muito importante que haja uma divisão bem definida entre os ambientes: o quarto é nosso refúgio de relaxamento e associá-lo sempre ao local de trabalho fará que o ambiente não seja mais visto como local de descanso, podendo interferir de maneira expressiva no bem-estar do indivíduo.
Vale lembrar que é importante que o ambiente seja bem iluminado, com ventilação natural e que tenha, se possível, uma vista para que a pessoa possa ter uma sensação de amplitude e possa descansar o olhar, já que é um local de longa permanência. Cômodos escuros, locais enclausurados e muito pequenos são desaconselháveis, pois lembre-se: a pessoa passará de 6 a 8 horas ali trabalhando.
Decoração, mobiliário e iluminação
Após definido o local, é importante observar a incidência do sol pelas janelas para que seja feito o adequado posicionamento dos móveis, de forma que a luz natural não atrapalhe a visualização da tela do computador. A iluminação artificial deve ser uniforme e clara sobre a mesa de trabalho, podendo haver a colocação de spots, arandelas e luminárias para destacar detalhes no ambiente, desde que não interfiram no serviço.
Os móveis escolhidos devem ser ergonômicos, para que haja maior conforto e que a pessoa não venha a desenvolver problemas futuros decorrentes de uma má postura, já que provavelmente passará horas sentada numa mesma posição. Normalmente os móveis necessários são: armários para arquivos e documentos, mesa ampla, cadeira ergonômica, suporte de tela regulável e um descanso para os pés.
A decoração deve ser mais personalizada se o ambiente for apenas para estudos e trabalhos ao final do dia. Caso o ambiente seja exclusivo de trabalho, o espaço deve ser decorado de tal forma que acompanhe a seriedade e necessidades do serviço desenvolvido, com maior ou menor personalização dependendo de cada situação.
Cores
A escolha das cores do home office está relacionada à personalidade da pessoa e ao trabalho que será realizado. Para pessoas mais ansiosas é interessante a utilização de cores calmantes, como o azul e o verde. Cores mais fortes como o amarelo, vermelho e laranja são estimulantes e estão associadas à criatividade.
Cores mais escuras são ótimas para ficarem atrás da mesa de trabalho para não causar incômodo visual. As cores mais claras são ideais para dar noção de maior amplitude do ambiente. Já os tons neutros são sempre ótimas escolhas, pois valem para qualquer situação.
__________________________________________________________
Procure o escritório Gisele Furquini – Arquitetura e Design e saiba como fazer o home office para sua necessidade.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288