Horta Comunitária:aula prática de sustentabilidade

Compartilhe:

Alimentos produzidos são usados pelos próprios alunos

 

O Projeto “Horta Comunitária” é desenvolvido por parceria entre a Secretaria de Educação, o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria do Meio Ambiente da cidade de Oriente.

 

Seu principal objetivo é incentivar as crianças a plantarem e a cultivarem os próprios alimentos, a partir de conceitos como preservação ambiental, interação com o meio ambiente e alimentação saudável.


De acordo com Tati Pilon, presidente do Fundo Municipal de Solidariedade, em 2013, o município recebeu um kit do governo do Estado para que uma horta fosse criada em alguma escola, como parte do projeto “Horta Educativa”.

 

A iniciativa era para ser desenvolvida somente durante seis meses, mas, após a capacitação para implantação do projeto, hoje ele se encontra em plena atividade.

 

O Fundo Social deu início ao projeto na Emef “Elza Cadas Reis”. Lá, um funcionário da Prefeitura foi capacitado para ser o “cuidador” da horta e os professores entram com a parte didática.

 

Os alunos aprendem a plantar, cultivar e colher, e, depois, ainda levam para casa todos os alimentos que são produzidos por eles mesmos.

 

 

 

Os alunos ficam muito alegres e dispostos para desenvolverem as atividades na horta comunitária. Aulas práticas são mais fáceis de assimilar e bem mais atrativas para os alunos.

 

Para a secretária da Educação, Ana Beatriz Pedroso, o projeto Horta Comunitária abre leque para que diversos assuntos sejam tratados com os alunos do ensino fundamental.

 

“Não se fala apenas do cultivo de alimentos, mas também é possível abordar conceitos como a reciclagem”.

 

Para Ana, os trabalhos manuais na horta podem ajudar no aprendizado dentro da sala de aula, pois algumas habilidades que estavam escondidas acabam se sobressaindo.

 

Nas hortas comunitárias, os alunos cultivam vários tipos de hortaliças, como alface, couve, cenoura, beterraba, ervas para tempero, como cebolinha, entre outros vegetais.

 

Para ele, desenvolver um projeto como o Horta Comunitária é fundamental para passar aos alunos conhecimentos que muitos não possuem.

 

Tem criança que não sabe como são produzidos os alimentos, não sabe de onde eles vêm, nem que era uma semente que cresceu e virou uma verdura, por exemplo. Por isso, é muito importante mostrarmos isso para elas”, destaca.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.