Os pacientes do setor de neurocirurgia do Hospital das Clínicas de Marília (HCFamema) estão sendo transferidos para outros hospitais da região devido à suspensão temporária desses procedimentos. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, a medida é temporária e faz parte de um processo de readequação do Departamento de Neurocirurgia.
O Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília esclareceu que apenas a neurocirurgia foi impactada, enquanto os serviços de neurologia seguem funcionando normalmente. A neurocirurgia é uma especialidade médica que trata de traumatismos cranianos, aneurismas, tumores da coluna, edema cerebral, dores crônicas com procedimentos cirúrgicos, entre outras.
Durante o período de suspensão, pacientes das 62 cidades que utilizam o HCFamema como referência estão sendo direcionados via Cross para a Santa Casa de Marília, o Hospital Regional de Assis e a Santa Casa de Ourinhos.
Além disso, um acordo foi estabelecido entre a Santa Casa de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde para atender emergencialmente os casos neurológicos.
No entanto, a Santa Casa informou que enfrenta dificuldades devido à falta de leitos de UTI, o que gerou sobrecarga no setor de emergência. O HC informou que pediu a abertura e o financiamento de 10 novos leitos de UTI para atender à crescente demanda. Informações: G-1.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288