Hospital Veterinário promove Outubro Rosa Pet

Tumor de mama: uma das principais doenças entre cadelas e gatas. Exames periódicos são importantes
Compartilhe:

O Hospital Veterinário da Universidade de Marília (Unimar) está realizando durante todo o mês de outubro a campanha "Outubro Rosa Pet". O objetivo é orientar tutores de cadelas e gatas quanto ao diagnóstico e controle precoce de tumores de mama, uma das principais patologias que acometem essas fêmeas.

O trabalho está sendo desenvolvido por meio da conscientização ativa e distribuição de folder explicativo pelos alunos estagiários do Hospital.

De acordo com o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Universidade, Fábio Manhoso, os tumores mamários representam a neoplasia mais frequente em cães e a segunda em gatos, sendo reconhecidos diversos fatores de risco associados à sua ocorrência como idade, uso de anticoncepcionais para prevenir o cio, gravidez psicológica e obesidade. “Nesse sentido, cadelas e gatas devem realizar exames periódicos para diagnosticar nódulos nas mamas”, explica.

ORIENTAÇÕES - Segundo o docente, os tutores precisam saber que a castração precoce contribui para o menor risco de aparecimento do tumor. “Notando a presença de nódulos nas mamas ou secreção láctea com odor desagradável deve-se buscar imediatamente atendimento veterinário, pois quanto mais rápido o diagnóstico maior a chance de sobrevida do paciente”, acrescenta.

Fábio Manhoso: exames periódicos são importantes.

Para a Campanha Outubro Rosa Pet foi idealizado um concurso em parceria com o curso de Publicidade e Propaganda da Unimar. Os acadêmicos desenvolveram peças gráficas e a campanha vencedora foi a do estudante Sérgio Azevedo Teruel.

Neste último final de semana, dois pólos em bairros do município de Marília receberam alunos do curso que realizaram avaliação das cadelas e gatas orientados por docentes: a Praça do Tiro de Guerra na Zona Norte e na Praça do Clube dos Bancários na Zona Sul. “Somente um médico veterinário poderá realizar o diagnóstico e determinar a melhor conduta terapêutica para o animal”, finaliza.

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.