Debilitado depois de uma queda, há uma semana vivia em condições sub-humanas. Agora recebe tratamento
Idoso de 72 anos socorrido pelo SAMU depois de passar uma semana sem conseguir andar e morando no interior de uma Kombi, está internado no Hospital de Clínicas. Ele vivia debaixo de um sol forte e em situação lastimável. Segundo boletim médico de agora à noite, está com fratura no fêmur e passará por cirurgia. Família assume acompanhamento.
O caso foi trazido ao portal Visão Notícias.com pela dona de casa Márcia Ferreira, que mora na rua Amador Bueno, na vila Coimbra. Ele enviou mensagem por meio da Fan Page, inclusive anexando uma foto.
Matéria atualizada às 22h31
“Tem um senhor idoso precisando de ajuda tá doente morando dentro de um carro não consegue andar vou mandar fotos pra que vcs ajudem pelo amor de Deus?”, foi a mensagem que a dona Márcia nos enviou.
Nossa equipe esteve no local e constatou o drama. Trata-se do aposentado Delfino Barbosa, de 72 anos. Ele conta que saiu de casa por problemas familiares.
Dona Márcia e a Kombi onde seu Delfino mora há seis meses.
Sem ter onde morar, foi acolhido há seis meses pela dona Márcia (a quem chama carinhosamente de “mãe”). Desde então, o quarto de dormir dele era uma Kombi abandonada, que fica num terreno ao lado da Casa do Pequeno Cidadão. Ele tomava banho na casa de dona Márcia e passava o dia pelo bairro.
ACIDENTE E DRAMA – O drama ficou ainda maior desde sexta-feira da semana passada depois que o seu Delfino sofreu uma queda. Foi socorrido por uma ambulância e, depois de medicado, voltou para a Kombi.
Mas, suas condições de saúde pioraram muito. Ficou sem conseguir andar por causa de uma das pernas praticamente paralisadas. Desde então passou a viver dia e noite no colchão dentro do veículo.
A Agente Comunitária Silvia dos Santos de Oliveira foi a primeira a atender seu Delfino e permaneceu o tempo todo com ele até a chegada do SAMU.
A nossa reportagem encontrou seu Delfino muito debilitado. Na Kombi havia restos de comida, roupas sujas. Era uma condição sub-humana. Na entrevista seu Delfino chorou e dizia ter medo de morrer ali naquelas condições.
Colchão velho, muita sujeira e passando praticamente com água (não tinha vontade de comer): era a vida do seu Delfino dentro da Kombi.
SOCORRO – Nós mantivemos contato com a Secretaria Municipal de Saúde que não tinha conhecimento dessa situação. Uma equipe da UBS Chico Mendes esteve no local e, após rápida triagem, acionou o SAMU que socorreu o seu Delfino ao PA-SUL.
Equipe do SAMU faz primeiro atendimento ao idoso ainda no interior da Kombi, a sua "casa".
Já a Secretaria de Assistência Social também se mobilizou para conseguir uma vaga para o idoso provavelmente na Fumares ou asilo (ele já esteve nesses dois locais, mas decidiu sair por vontade própria). Agora, quer voltar porque não tem condições mais de andar.
Seu Delfino é levado de maca até a ambulância do SAMU: esperança de uma vida melhor.
Quem quiser ajudar o seu Delfino, pode entrar em contato com a dona Márcia pelo telefone: (14) 3434-0273.
ASSISTAM AO VÍDEO:
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288