Infosiga: Marília é a terceira cidade do Estado no ranking de trânsito mais seguro

Compartilhe:

Marília é a terceira cidade do Estado de São Paulo com menor número de acidentes com vítimas fatais, entre os municípios com mais de 200 mil habitantes, segundo dados do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo). Os dados são referentes ao ano de 2024. A cidade registrou 10 mortes, o mesmo número ocorrido em 2023.

Os números são com base no número de habitantes dos municípios (o ranking refere-se à taxa de óbitos/habitantes e não pelo número de vítimas). Hortolândia, por exemplo, ficou em primeiro lugar com oito mortes e Jacareí em segundo, com nove óbitos.

No caso de outras cidades da região, Bauru ocupou a 24ª colocação, Presidente Prudente, 27ª colocação e Araçatuba na última colocação (42ª colocação).

Coleta de dados

De acordo com o presidente do Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana, Valdeci Fogaça (foi presidente da Emdurb local), Marília poderia ter ficado na primeira colocação se não fossem os critérios adotados pelo sistema estadual. 

Número de mortes no trânsito em Marília, pelos dados da Emdurb, que são diferentes do Infosiga.

"Como Marília tem distritos, quando ocorre algum acidente com vítima fatal em vicinais, estes números são computados pelo Infosiga, embora a estatística seja computada pelas concessionárias que administram o trecho. Nós defendemos que o levantamento ocorra apenas em ruas do distrito ou da cidade. Se isso ocorresse, Marília certamente ficaria em primeiro", observou Valdeci. Só lembrando que Hortolândia não tem distrito e Jacareí apenas um, o que logicamente faz com que vítimas fatais ocorram somente dentro do perímetro urbano dessas cidades.


Segundo ele, o Fórum Paulista defende essa alteração no sistema estadual. Ele cita, como exemplo, os dados de 2024: pelos dados da Emdurb, foram seis mortes. Mas, os números do Infosiga ocorreram 10 óbitos, já que incluem as vítimas fatais em rodovias vicinais.

Trânsito seguro - De acordo com Valdeci Fogaça o ranking que coloca Marília entre as cidades com menor número de acidentes fatais do Estado se deve ao trabalho realizado nos últimos anos que envolve desde o controle de velocidade, instalação de semáforos em cruzamentos mais perigosos, além dos programas de educação no trânsito.

 
Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.