Número de acessos via celular cresceu em relação a 2013
O número de pessoas que declararam acessar a internet pelo celular cresceu 65% no último ano, informou a "Pesquisa Brasileira de Mídia 2015 – Hábitos de Consumo de Mídia pela População Brasileira", divulgada nesta sexta-feira (19). A pesquisa foi encomendada ao Ibope pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
O objetivo geral da pesquisa, cuja primeira edição foi divulgada no início deste ano com dados referentes a 2013, é "conhecer os hábitos de consumo de mídia da população brasileira [...] a fim de subsidiar a elaboração da política de comunicação e divulgação social do Executivo Federal", segundo a Secretaria de Comunicação Social.
Conforme o levantamento, o número de entrevistados que informou se conectar à internet por meio de telefone móvel subiu de 40% na pesquisa anterior para 66% na edição divulgada nesta sexta. O percentual de acesso via computador caiu de 84% para 71%; os entrevistados que informaram navegar pelos tablets caiu de 8% para 7%; e 1% não soube ou não quis responder.
A pesquisa do Ibope, instituto contratado por meio de licitação pelo governo federal, ouviu 18.312 brasileiros entre 5 e 22 de novembro deste ano em 848 municípios. Foram a campo 300 pesquisadores, para aplicar um questionário com 85 perguntas. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos.
De acordo com o ministro da Comunicação Social, Thomas Traumann, o levantamento servirá de parâmetro para o governo decidir em quais meios de comunicação investirá mais recursos em publicidade. Segundo ele, é preciso analisar itens como horário nobre, conhecimento do meio e confiança.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288