Diretoria do HC investiga caso e avalia condições das macas
Um paciente de 102 anos, que havia sido internado às pressas com um AVC, sofreu ferimentos na testa ao cair de uma maca. O incidente ocorreu nesta semana no Hospital das Clínicas. O caso está sendo apurado pela diretoria do complexo.
A família do aposentado Otávio Ferreira Gaia, procurou a reportagem do portal Visão Notícias.com para denunciar o caso. “O nome do meu vó Otávio Ferreira Gaia 102 anos foi pro HC começo de AVC e caiu da maca por estar com a roda quebrada cortou a cabeça”, informa a mensagem deixada (in Box) na Fan Page do portal.
Os familiares conseguiram fotografar a maca quebrada, o seu Otávio com o ferimento e também um outro paciente numa maca que estaria encostada no balcão porque também estaria quebrada.
A maca foi fotografada momentos depois do acidente.
Eles explicaram que um funcionário estava ao lado da maca quando uma das rodas saiu ocorrendo a queda do paciente. Houve uma grande correria para fazer o atendimento.
De acordo com a neta da vítima, o paciente sangrou muito e permanece internado no HC.
O paciente de 102 anos sofreu ferimentos na testa após a queda.
De acordo com os familiares, este outro paciente também estaria numa maca quebrada, mas apoiada no balcão dos funcionários do HC
OUTRO LADO – A assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas emitiu uma nota nesta tarde sobre o caso, admitindo que a maca realmente teve problemas. “Durante o atendimento, uma das hastes da maca rompeu-se proporcionando a queda do paciente ao chão”, diz a nota.
O setor de Comunicação informa também que “a Coordenação do Pronto Socorro informa que toda a assistência necessária foi prestada ao paciente por conta desta ocorrência. Diversos exames foram realizados, não sendo constatada nenhuma fratura ou trauma devido à intercorrência no PS.”
Eis a nota completa:
REF.: PACIENTE OTÁVIO FERREIRA GAIA
A Diretoria Técnica do Hospital das Clínicas de Marília informa que o paciente Otávio Ferreira Gaia deu entrada no setor de Urgência do Pronto Socorro às 20h27, do dia 06 de outubro de 2014.
Durante o atendimento, uma das hastes da maca rompeu-se proporcionando a queda do paciente ao chão. A Coordenação do Pronto Socorro informa que toda a assistência necessária foi prestada ao paciente por conta desta ocorrência. Diversos exames foram realizados, não sendo constatada nenhuma fratura ou trauma devido à intercorrência no PS. Entretanto, o paciente sofreu um corte contuso na face.
A equipe médica e de enfermagem da unidade hospitalar não mediu esforços para empenhar todos os cuidados necessários no atendimento ao paciente.
A Coordenação do Pronto Socorro e a equipe de manutenção do Complexo Assistencial imediatamente passou a avaliar e reparar os equipamentos para que situações como esta não voltem a ocorrer.
Todos os profissionais envolvidos no procedimento estão sendo ouvidos. A Ouvidoria do Complexo Assistencial Famema também acompanha o caso.
O paciente Otávio Ferreira Gaia foi transferido às 17h20, do dia 07 de outubro, para outra unidade hospitalar
Marília, 08 de outubro de 2014.
DIRETORIA TÉCNICA
HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE MARÍLIA
COMPLEXO ASSISTENCIAL FAMEMA
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288