MAIO AMARELO: Instrutor do CENTRAN dá dicas para evitar acidentes no trânsito

Compartilhe:

"Não existe vacina 100% segura para evitar acidentes, mas você pode reduzir as chances de fazer parte da estatística" afirma o Instrutor do CENTRAN Marília, Diego Santos.

O modo como você e os demais motoristas ao redor dirigem, bem como a atenção dispensada ao conduzir um automóvel, faz toda a diferença. 

Diego Santos, instrutor CENTRAN - Centro de Ensino de Trânsito em Marília, estima que um em cada quatro acidentes é provocado por falta de atenção de um motorista. Diante disso, o que fazer? 

CHUVA E PISTA MOLHADA: Exige atenção e velocidade moderada. Um jeito simples e eficiente de andar na chuva com mais segurança é subir uma marcha. “O motor vai trabalhar com rotação mais baixa e reagir mais lentamente e ajuda a evitar derrapagens”.

CRUZAMENTOS: Atravessar o caminho por onde passam outros veículos naturalmente traz mais riscos, mesmo quando há um semáforo. Atravesse o cruzamento sem pressa e nunca se esqueça de observar os dois lados, mesmo com sinal verde.

OFUSCAMENTO POR FAROL ALTO: Essa situação é mais comum em rodovias, mas também pode ocorrer em caso de falta de luz ou em cidades mal iluminadas. Logo que você perceber um veículo com farol alto vindo em sua direção, olhe para baixo e à direita, em direção à faixa branca que delimita a rodovia ou ao meio-fio da rua. “Isso ameniza o fechamento da pupila e você consegue manter a trajetória correta”, afirma Diego.

ULTRAPASSAGEM: Deixe o veículo se afastar um pouco antes de reduzir a marcha e aumentar a potência do seu carro. Você verá melhor se o caminho está livre e usará esse espaço para ganhar a velocidade necessária. Sempre que possível dirija com o farol baixo aceso, mesmo durante o dia. Pesquisas mostram que um carro se torna até quatro vezes mais visível assim.

TRAVESSIA DE PEDESTRES: Pedestres são os as vítimas mais vulneráveis no trânsito. Quem dirige pode reduzir a gravidade dos atropelamentos andando mais devagar perto de pontos de ônibus, escolas e ruas com maior fluxo de pedestres. 

MOTOS AO REDOR: Quanto mais crescem os congestionamentos urbanos, mais motocicletas aparecem nas cidades – e também aumenta o número de acidentes e vítimas. Nunca se esqueça de usar a seta ao mudar de direção.

DISTÂNCIA ENTRE VEÍCULOS: Congestionamento acaba com a paciência e a atenção de muitos motoristas. Para garantir uma distância segura no trânsito lento, basta olhar para o chão. “O motorista tem de ver os pneus do veículo à frente tocando o solo”, diz Diego Santos. Se alguém bater na sua traseira, essa distância será suficiente para você não atingir o veículo à sua frente.

USO DO CELULAR: Usar o telefone celular enquanto está dirigindo é mais do que uma infração, é um perigo que as pessoas não dão a devida importância. Atender ao telefone, fazer uma ligação, enviar uma mensagem, utilizar redes sociais, pode aumentar em até 400% a chance de acidente. A distração é a maior causa de mortes nesses casos.

ÁLCOOL: Beber e dirigir é um crime de trânsito. Independente da quantidade de álcool ingerida, os reflexos não são os mesmos, há diminuição da coordenação motora, o raciocínio fica mais lento, o condutor pode perder o espírito crítico e perder a capacidade de julgamento. 

MANUTENÇÃO DO VEÍCULO: O condutor deve estar sempre atento às condições do veículo. Verificar sempre, pneus, freios, nível de óleo e água, além das luzes. Além de importante para a segurança, a manutenção preventiva evita que os problemas se agravem. 

SINALIZAÇÃO: Conhecer e respeitar a sinalização de trânsito é uma regra básica de segurança. Desobedecer as placas pode não só resultar em multas, mas em acidentes.

Serviço: A Centran Marília está localizado na Rua Pedro Faria de Moraes, 30-A no Jd.Tropical. Telefone: 3454-4550 ou 99818-2055. 

Acesse: www.facebook.com/centranmarilia  

 
Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.