Maior impressora 3D constrói casas

Desenvolvido na Itália, equipamento será utilizado para erguer moradias feitas de argila
Compartilhe:

Já ouviu falar na vespa-oleira? Ela ganhou esse nome porque, assim como um oleiro fabrica telhas, tijolos e outros objetos a partir do barro, o inseto constrói sua casa usando essa mesma matéria-prima. A engenhosidade do inseto inspirou uma empresa italiana a tentar fazer o mesmo: construir moradias sobrepondo camadas de argila, utilizando para isso uma impressora 3D. A meta é desenvolver uma tecnologia rápida e barata para ajudar, por exemplo, vítimas de grandes catástrofes naturais, como terremotos, furacões e enchentes.

Criada em 2012, a iniciativa sempre teve como meta a impressão de casas baratas, resistentes e sustentáveis. A argila atende a esses requisitos, tanto que é adotada na construção civil há séculos. Um dos mais belos registros disso é a cidade de Shibam, no Iêmen, que conta com edifícios de até 30 metros, feitos com tijolos de barro. A vantagem da impressão 3D é que ela reduz drasticamente a mão de obra necessária para a construção das edificações, além de permitir novas soluções arquitetônicas.

Como a ideia é levar o serviço a áreas com pouca ou nenhuma estrutura, uma das principais preocupações durante o desenvolvimento da Big Delta era garantir que ela não consumisse muita energia. Segundo a empresa, a impressora gigante consome no máximo 1,5 Kw/h e, na ausência de rede elétrica, requer apenas um painel solar para funcionar.

 

Receba nossas notícias no seu celular: Clique Aqui.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288

Desenvolvido por StrikeOn.