Saiba por que você deve se preocupar com este importante exame
O objetivo da mamografia é identificar o tumor quando ele ainda não é palpável, o que aumenta a chance de cura em até 95%.
Outras vantagens de detectar o câncer logo cedo é fazer uma cirurgia e um tratamento menos agressivos - ou seja, pode não ser necessário retirar a mama ou até fazer quimioterapia.
A recomendação de entidades como a SBM, a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e o Colégio Brasileiro de Radiologia é que mulheres com mais de 40 anos de idade façam esse exame anualmente.
As mulheres que ainda não completaram 40 anos não precisam realizar a mamografia periodicamente, a menos que haja muitos casos de tumores nos seios em familiares próximos, como mãe e irmãs.
Nos últimos anos os especialistas têm reduzido o foco no auto exame. O ideal é detectar o tumor quando ele ainda mede milímetros, o que não acontece quando já é possível senti-lo com as mãos.
É claro que o procedimento contribui para o diagnóstico, mesmo que não precocemente, mas ele não exclui a necessidade de fazer a mamografia.
Fonte: M de Mulher
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288