A Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta segunda-feira (dia 9) a sétima morte por tuberculose neste ano na cidade. Trata-se de um homem de 64 anos, que fazia uso recorrente de drogas ilícitas, tinha quadro etilista e tabagista, conforme quadro clínico hospitalar. Sua internação ocorreu em 18 de setembro de 2024, vindo a óbito em 13 de outubro. Apenas hoje é que veio o resultado oficial do exame.
Considerada uma doença infeciosa que afeta principalmente os pulmões, a tuberculose é provocada por uma bactéria (bacilo de Koch) e que pode ser fatal. Os principais sintomas são: febre, tosse, expetoração, perda de peso, fadiga, dor no peito
A Secretaria informa que pacientes que apresentarem tosse persistente por mais de 15 dias, emagrecimento, suor noturno, sangramento ao tossir ou qualquer um destes sintomas, podem procurar uma das unidades da rede de atenção básica de saúde ou o Serviço de Atendimento Especializado (SAE, na rua Sete de Setembro, nº 716).
É importante salientar que o paciente não necessariamente precisa apresentar todos os sintomas citados. As unidades realizam o exame, uma vez confirmada a tuberculose - doença que tem cura - o tratamento é oferecido através da rede pública de saúde, que também fornece medicamentos.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288