Imunização acontecerá nas regiões e nos distritos; de 23 de setembro a 21 de outubro
A Secretaria Municipal de Saúde de Marília inicia em setembro a 38ª Campanha de Vacinação Antirrábica, que tem como meta imunizar pelo menos 80% dos cães e gatos da população estimada da cidade, dos distritos e zona rural. O trabalho será realizado aos sábados, entre os dias 23 de setembro e 21 de outubro, em etapas e por regiões, conforme calendário divulgado pela Divisão de Zoonoses.
O objetivo é elevar a cobertura vacinal no município que, nos últimos anos, experimentou queda da taxa. A expectativa é que, com mais informação e conscientização sobre a doença, a população recorra às unidades de saúde.
A abertura será na zona norte, no dia 23 (ver abaixo, demais datas). O encerramento no dia 21 de outubro, com imunização nos distritos. A etapa rural contará ainda com equipes que percorrerão as propriedades, visando ampliar a segurança contra a raiva.
RAIVA MATA: A raiva é uma doença infecciosa que ainda mata, no mundo, cerca de 70 mil pessoas por ano. É transmitida apenas por mamíferos, através da mordida do animal infectado com o vírus do gênero Lyssavirus. Na região de Marília, há registros em bubalinos e equinos, infectados por morcegos hematófagos.
O último caso de raiva canina na cidade foi notificado em setembro de 2000. O intervalo de 17 anos sem nenhum caso decorre das ações que incluem a campanha de vacinação, por isso a importância de levar o animal de estimação para aplicação da dose.
Confira abaixo as datas e regiões: (as unidades de saúde ainda serão divulgadas)
23 de Setembro |
Zona Norte |
30 de Setembro |
Zonas Leste e Oeste |
07 de outubro |
Zona Sul |
21 de Outubro |
Distritos – Postos fixos
*na zona rural, equipes volantes percorrerão as propriedades |
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288