"Marília tem condições de pleitear a certificação. E a partir de Marília, que é nossa sede regional, sem dúvida nenhuma tem condições de discutir e demandar o projeto na Assembleia Legislativa". A afirmação foi feita hoje pelo secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena, ao participar de compromissos na cidade, que recebeu o seu Gabinete Itinerante.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cássio Luiz Pinto Jr. confirmou que estão sendo desenvolvidos estudos para apresentação do Plano de Turismo, uma das etapas mais importantes para que Marília possa ser uma das 140 cidades que deverão ser enquadradas como "Municípios de Interesse Turístico" e, dessa forma, receber recursos e incentivos do Governo do Estado.
TRAMITAÇÃO - Cassinho informou que foi firmado convênio com a Unimar e FAEF que estão realizando uma pesquisa de campo sobre os potenciais turísticos de Marília, não somente na área de negócios, científico e acadêmico, mas também dos pontos que poderão ser utilizados para turismo de lazer.
Posteriormente, o Instituto Leopardo (também de Marília) fará a tabulação desses dados. A partir daí, será elaborado o ante-projeto do Plano de Turismo que será levado à uma convenção municipal para aprovação. Dessa forma, a cidade está procurando cumprir todos os requisitos necessários para pleitear o título de "Município de Interesse Turístico".
O secretário participou às 9h30 de uma coletiva à imprensa e, em seguida, inaugurar oficialmente a "Casa do Turismo" (engloba o Conselho Municipal de Turismo, Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes, bem como o Marília Convention & Visitours Bureau). Ele também recebeu de presente um prato que é o símbolo do Festival Gastronômico de Marília e que está em sua terceira edição.
IMPORTÂNCIA DO TURISMO - Na entrevista, Roberto de Lucena destacou a importância do turismo para o desenvolvimento do país. Ele enfatiza que o setor é o segundo mais importante economicamente no país, perdendo somente para o agronegócio, dando emprego para três milhões de pessoas.
Desse total, cerca de 1 milhão de postos de trabalho estão em São Paulo. "Levando-se em conta que para cada emprego direto existem mais dois indiretos, isso significa que em São Paulo três milhões de famílias estão ligadas ao turismo", observou o secretário.
Ainda pela manhã, o secretário deu sequencia ao programa "Gabinete Itinerante do Turismo": ação ocorre duas vezes por mês, em todas as regiões turísticas paulistas, com objetivo de agilizar encontros e reuniões para facilitar o desenvolvimento de atividades voltadas ao setor.
No período da tarde, Roberto de Lucena participou da fase regional do Festival Gastronômico Sabor de SP (são 10 pratos finalístas) com a escolha dos quatro melhores que irão para a grande final na Capital.
Envie-nos sugestões de matérias: (14) 99688-7288